skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vinho Verde e Guimarães, uma história de sucesso

Paulo Mateus
Opinião \ segunda-feira, maio 06, 2024
© Direitos reservados
Recuperada pelos dois irmãos, a Quinta Pousada de Fora tem hoje uma arquitetura elegante e uma atmosfera tranquila para descansarmos ou provarmos os excelentes vinhos.

Hoje quero falar-vos de uma quinta produtora de bons vinhos verdes e a poucos quilómetros do centro de Guimarães. Uma quinta fruto da resiliência de dois irmãos, o Rui e o Ricardo Guimarães, que não desistiram de lutar por sonho comum, o de produzir vinho verde.

A Quinta Pousada de Fora é uma propriedade histórica de Guimarães. Uma quinta encantadora que remonta a séculos passados conhecida sob o nome de “Casa da Pousada”. Em 2016, recebe o nome de Quinta Pousada de Fora e são plantados seis hectares de vinha onde maioritariamente predomina a casta Loureiro e algum Arinto. Recuperada pelos dois irmãos, a quinta tem hoje uma arquitetura elegante e uma atmosfera tranquila para descansarmos ou provarmos os excelentes vinhos, pois oferece degustações, visitas guiadas e eventos especiais, proporcionado aos visitantes uma experiência autêntica da cultura vinícola local. Os irmãos apostaram numa forte componente de um enoturismo de qualidade, muito rara por estes lados. Aposta ganha, a quinta recebe hoje muitos visitantes nacionais e estrangeiros curiosos com o local e os com os seus vinhos.

A quinta tem como gamas de produção Vinhos Verdes - Loureiro, Arinto, Arinto & Loureiro - com denominação DOC. São vinhos produzidos com toda a mestria, de quem sabe que um bom vinho verde, precisa de uma boa enologia. A casta Loureiro e a casta Arinto são duas das variedades de uvas mais importantes na produção de Vinho Verde, pois o clima atlântico influencia o seu desenvolvimento.

A casta Loureiro é conhecida pelos seus aromas florais e frescura, enquanto a casta Arinto contribui com a sua acidez e estrutura. Juntas, frequentemente compõem blends de vinhos leves, frescos e aromáticos, perfeitos para serem apreciados em dias quentes ou como acompanhamento de pratos de peixe ou marisco.

São vinhos que se caracterizam por uma acidez equilibrada, elegância e frescura, sendo vinhos bastante gastronómicos e sem gás (agulha), valorizando a pureza das castas, mas nunca perdendo a sua natural vivacidade.

Os Reserva Loureiro e Reserva Arinto são vinhos com estágios prolongados, feitos de uvas selecionadas e com uma especial atenção ao processo de vinificação. E que bons vinhos para termos na nossa garrafeira pessoal.

Vinhos de guarda, que permitem uma evolução na garrafa sem nunca perder os seus aromas. Os espumantes com as castas Loureiro e Arinto, são vinhos que já têm o seu reconhecimento, como espumantes de excelente qualidade, vinhos para todos os dias ou para ocasiões especiais.

Por tudo isto, proponho uma visita para uma prova de vinhos e com uma boa tábua de queijos e enchidos a acompanhar, sentados numa das mesas da esplanada e complementar o verde das vinhas. A serenidade toma conta do nosso espírito.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73