skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #109 | Autárquicas 2025 e orgânica da Câmara Municipal

Redação
Política \ sexta-feira, maio 31, 2024
© Direitos reservados
Carlos Caneja Amorim defende que candidatos autárquicos deveriam ser escolhidos em eleições primárias, e Vítor Oliveira alerta para os efeitos de sucessivas restruturações no funcionamento da Câmara.

A mais de um ano das próximas Eleições Autárquicas, Carlos Caneja Amorim lança um olhar sobre os processos de escolha de um candidato à presidência da Câmara, defendendo que o processo deve ser conduzido de “baixo para cima” e não de “cima para baixo”; assim, em vez pertencer a um grupo restrito de pessoas, a decisão deveria ser tomada através de eleições primárias, com abertura a militantes e também à sociedade civil – deu o exemplo dos simpatizantes do PS que puderam escolher entre António Costa e António José Seguro como candidato a primeiro-ministro em 2014.

O debatente lançou até a dúvida se haveria tantas listas no seio do PS caso elas servissem para se escolher diretamente o presidente da Câmara, numa referência às eleições para a Comissão Política Concelhia que se avizinham nos socialistas, em julho, com três candidatos: Ricardo Costa, Paulo Lopes Silva e Vítor Oliveira.

Membro do Guimarães em Debate, Vítor Oliveira disse, em linhas gerais, concordar com a sugestão de primárias e admitiu que a maioria dos vimaranenses não sabe como funciona o processo de escolha do candidato à presidência da Câmara no seio dos partidos. O candidato à Comissão Política Concelhia do PS alertou também que a autarquia registou quatro alterações orgânicas nos últimos cinco anos, com funcionários a mudarem de cargos consoante essas mudanças.

Vítor Oliveira admitiu ter dúvidas de que Domingos Bragança esteja a par de todas essas alterações que podem ter consequências na “aprovação de projetos para Guimarães”, ainda para mais sendo o presidente da Câmara alguém que gosta de resolver problemas, a seu ver.

O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73