Guimarães em Debate #14 | Acesso gratuito dos jovens aos espaços culturais
A proposta partiu de Francisco Teixeira que salientou a “natureza educativa” desses equipamentos. A proposta recolheu o apoio de Cândido Capela Dias e Tiago Laranjeiro. O primeiro fez questão de relembrar que foi a CDU que propôs com a gratuitidade das visitas aos museus durante os domingos e, na sequência, entende que é “necessário criar hábitos na juventude do uso dos espaços culturais”. Por sua vez, Tiago Laranjeiro, apesar de levantar algumas dúvidas quanto à forma de implementação da medida, defende que a gratuitidade seria “um investimento que se faz junto dos jovens.
A concertação de posições não se verificou no segundo tema, avançado por Capela Dias, relativamente à situação de impasse que se vive em S. Jorge de Selho. Nesta freguesia, as eleições de setembro deram a vitória à coligação Juntos por Guimarães (seis mandatos), o PS obteve cinco e a CDU dois. Eleito o presidente de Junta de Freguesia (candidato do partido mais votado), ainda não se conseguiu constituir a Junta de Freguesia e a própria Assembleia de Freguesia.
Capela Dias defendeu que é um problema que tem de ser resolvido localmente, fruto de conversações onde terá de se “respeitar o resultado eleitoral”, não podendo a coligação Juntos por Guimarães partir do pressuposto que “ganhou e pode fazer o que entende”.
Tiago Laranjeiro também defendeu que “deve ser respeitado o resultado eleitoral” e que o problema passa muito pelos nomes e lugares a ocupar pela oposição na Junta de Freguesia e Assembleia.
Francisco Teixeira entendeu que, no caso em questão, não faz sentido um partido “condicionar a escolha dos nomes dos outros partidos”.
No final desta 14ª edição do Guimarães em Debate, Francisco Teixeira aconselha uma visita a um dos melhores portais da internet do Brasil http://www.unisinos.br/ .
Tiago Laranjeiro aconselhou o acompanhamento das eleições no PSD.
Capela Dias pediu uma atenção especial sobre o atraso da entrada em funcionamento da sala de hemodinâmica, do Hospital Senhora da Oliveira, que já vai em três anos.
Esta edição pode ser vista no nosso canal do Youtube e ser ouvida através do podcast nos principais canais da especialidade.