skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #20 | Guerra na Ucrânia e Eleições do Vitória

Redação
Cultura \ sábado, março 05, 2022
© Direitos reservados
A invasão da Ucrânia e todo o contexto geoestratégico dominou o debate desta edição. As eleições no Vitória também foram trazidas à discussão.

A invasão da Ucrânia e todo o contexto geoestratégico dominou o debate desta edição. As eleições no Vitória também foram trazidas à discussão, salientando-se o espírito participativo dos associados do clube mais representativo de Guimarães.

Tiago Laranjeiro e Francisco Teixeira marcam as suas intervenções pela evidente preocupação de se estar a viver “a maior ameaça à paz do mundo”, depois da II Guerra Mundial e estranham o facto de em tantos convidados pelos diferentes órgãos de comunicação social poucos ou nenhuns serem historiadores, sociólogos ou filósofos.

Foi estabelecido um paralelismo entre as vagas de invasão hitleriana e a situação atual com Putin.

A segunda parte desta edição de 5 de março foi marcada pelas eleições no Vitória de Guimarães.

Como habitual, o programa terminou com as sugestões. Francisco Teixeira, tendo presente a realidade atual vivida na Ucrânia, convida à leitura do livro de Andrew Roberts, “Churchill - Caminhando com o Destino”, defendendo que a Europa deve seguir o pensamento de Churchill e não de Chamberlain, em relação à Rússia.

Para se perceber melhor a relação dos vimaranenses com o Vitória, convida à leitura do livro de Filomena Silvano, “Territórios da Identidade: representações do espaço em Guimarães, Vizela e Santa Eulália”.

Por sua vez, Tiago Laranjeiro convida a uma visita à feira das velharias que acontece no primeiro sábado de cada mês, na Oliveira, onde se poderão encontrar umas edições mais antigas de livros, mas sempre atuais, como o caso da sua aquisição de “Pedro o Grande”, de Leon Tolstói.

Nesta edição de Guimarães em Debate não foi possível contar com a participação de Mariana Silva, que regressará daqui a quinze dias.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: