skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #75 | Gualterianas e Transferência de Competências

Redação
Política \ sexta-feira, julho 14, 2023
© Direitos reservados
A discussão sobre as festas da cidade enquanto evento de massas, que deve fixar pessoas, e sobre a descentralização em áreas como saúde e educação marca mais uma edição do debate.

O estado das Gualterianas, festas criadas no início do século XX, é um dos temas de mais uma sessão do Guimarães em Debate. O painel constituído por Vítor Oliveira, Carlos Caneja Amorim e Mariana Silva discutiu sobre a eventual necessidade de dar às festas uma nova roupagem, sobre a circunstância de haver ou não vergonha de que as Gualterianas sejam umas festas de cariz popular e sobre a gestão do calendário cultural de verão em Guimarães.

Debateu-se também a falta de eventos direcionados para as massas em julho e também em agosto, mês tradicionalmente mais parado depois das Gualterianas. A falta de voluntários para os números das festas e a localização das diversões foram também mencionadas.

A transferência de competências para os municípios, em áreas como as da educação e as da saúde, levou o painel a comparar a visão regionalista e dos municípios sobre este processo e a do Estado. O financiamento às autarquias foi tópico novamente mencionado.

O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 21h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73