skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #80

Redação
Política \ sexta-feira, outubro 06, 2023
© Direitos reservados
CVE 2025 e candidatura de Ricardo Araújo no PSD

Painel discute os desafios ambientais de Guimarães após saber-se que Vílnius será Capital Verde Europeia 2025. O apoio do PSD à candidatura de Ricardo Araújo às Autárquicas é outro tema em debate.

Capital da Lituânia, Vílnius será também Capital Verde Europeia em 2025. Guimarães esteve na final para esse galardão e já anunciou a entrada na corrida para a edição de 2026. Francisco Teixeira reconhece que a cidade da região báltica tem um “desenvolvimento urbano e qualificação ambiental notáveis” e vinca que, no caso de Guimarães, o “mais relevante é o processo” para se tornar mais sustentável, embora os galardões sejam importantes do “ponto de vista simbólico”, para “dar gás político” aos projetos.

Eduardo Fernandes lembra, por seu turno, que o PSD está ao lado de um desígnio que não vai poder ser cumprido durante os mandatos de Domingos Bragança a presidente da Câmara, o mentor do projeto. Recorda também que a água foi um dos pontos fracos da candidatura de 2017 e defendeu que a Vimágua deveria também estar presente na comitiva que se deslocou a Talin, capital da Estónia, para o anúncio desta quinta-feira.

Em substituição de Torcato Ribeiro, Inês Rodrigues, da bancada da CDU na Assembleia Municipal, enaltece o trabalho dos técnicos e dos investigadores no processo da Capital Verde Europeia, mas vinca as dificuldades do território em capítulos como a mobilidade, nomeadamente o serviço de transportes públicos coletivos.

O apoio do PSD de Guimarães à candidatura de Ricardo Araújo à Câmara Municipal em 2025 é o outro tema em discussão.

O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73