skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #86

Redação
Política \ sexta-feira, novembro 17, 2023
© Direitos reservados
Crise política em Portugal e alterações no centro.

Painel discute pertinência da demissão de António Costa, o impacto das mudanças políticas nacionais para o dia a dia de Guimarães e as intenções para a Avenida D. João IV e para as mudanças no centro.

A investigação do Ministério Público (MP) sobre ligações do chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, e do empresário Diogo Lacerda Machado, entre outros intervenientes, a negócios ligados com a eventual exploração de lítio veio a público em 07 de novembro e desencadeou, nesse mesmo dia, a demissão do primeiro-ministro, lançando o país para um impasse político e para a realização de novas Eleições Legislativas, em 10 de março de 2024.

É discutido o timing da demissão, face ao conhecimento hoje existente sobre a investigação do MP, que não envolve diretamente António Costa, a quebra do segredo de justiça desde que veio a público a investigação e o impacto da mudança para Guimarães, com Torcato Ribeiro e Eduardo Fernandes a considerarem que o processo prejudica o concelho e Francisco Teixeira a referir que o processo se repercute de igual forma nos vários municípios do país.

Quanto ao estudo prévio da requalificação da Avenida D. João IV e as intenções de transformação do eixo Alameda de São Dâmaso – rua de Santo António, apresentados em 11 de novembro, o painel considera que a cidade necessita de mais espaço pedonal, embora duvide da necessidade de se nivelar todos os passeios com a faixa para veículos. O trânsito junto à Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos também motivou discussão.

O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães, moderado por António Magalhães, que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73