Guimarães em Debate #89 | Conversa com Domingos Bragança
No septuagenário Café Milenário, o presidente da Câmara percorre várias dimensões da governação autárquica, mencionando, por exemplo, a agenda política em torno do ambiente, implantada em 2013, quando assumiu os destinos do município de Guimarães.
Domingos Bragança promete, aliás, apresentar o relatório da candidatura a Capital Verde Europeia 2025 na próxima reunião de Câmara, tendo destacado as palavras elogiosas do painel avaliador para com o trabalho de Guimarães - Vilnius, recorde-se, foi a cidade eleita.
Numa conversa com o painel do Guimarães em Debate, constituído por Vítor Oliveira, Carlos Caneja Amorim e Mariana Silva, sob orientação de António Magalhães, o autarca releva também a extensão da área classificada como Património Mundial da UNESCO a Couros, vincando que há áreas nas quais a Câmara nunca deve deixar de apostar - a cultura, o ambiente e a ciência, por exemplo.
O presidente da Câmara reconhece que é preciso fazer mais na habitação e discutiu os vários fenómenos associados à mobilidade concelhia, desde a pedonalização de arruamentos no centro da cidade à oferta de transportes públicos em todo o território, passando pela ligação a Braga em via dedicada para metrobus (BRT) ou metro de superfície.
O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas suas várias plataformas digitais.