skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate #92 | As listas pelo círculo de Braga às Legislativas

Redação
Política \ sexta-feira, janeiro 19, 2024
© Direitos reservados
O papel das concelhias de Guimarães na formação das listas dos vários partidos pelo círculo de Braga às Legislativas centra a discussão de mais uma edição do debate moderado por António Magalhães.

Na semana em que a AD e a CDU divulgaram a constituição das listas pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 10 de março e a Comissão Política Concelhia do PS indicou Ricardo Costa como primeiro nome de Guimarães para a lista socialista, o painel do Guimarães em Debate discute esses processos políticos.

Eduardo Fernandes salienta a manutenção da relevância do PSD de Guimarães naquele círculo, com a escolha de Ricardo Araújo para número dois, após escolha da concelhia, logo atrás do cabeça de lista Hugo Soares, e de Emídio Guerreiro para número cinco, segundo indicação da Comissão Nacional, a darem seguimento à escolha de André Coelho Lima para cabeça de lista em 2019 e 2022 - o deputado social-democrata ficou agora de fora. 

Em substituição de Francisco Teixeira, José Fernandes salienta que, além de Ricardo Costa, o PS de Guimarães indicou candidatos com muita qualidade para a lista pelo círculo de Braga, no caso Hugo Teixeira, antigo líder da Juventude Socialista de Guimarães, e Gabriela Nunes, líder da bancada socialista na Assembleia Municipal. 

Torcato Ribeiro vincou, por seu turno, que a constituição das listas na CDU decorre de forma diferente, com uma auscultação prévia aos vários militantes para se perceber qual o melhor alinhamento. O deputado municipal e mandatário da candidatura daquela força pelo círculo de Braga considera ainda que transitar pela posição de deputado com vista a outros cargos políticos não é a forma mais adequada de agir em democracia.

O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: