skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães em Debate Ep10 - a análise aos resultados eleitorais

Redação
Política \ terça-feira, setembro 28, 2021
© Direitos reservados
Com moderação de António Magalhães, os resultados eleitorais são analisados por Francisco Teixeira, Tiago Laranjeiro e Mariana Silva.

O balanço das eleições em Guimarães começou tranquilo, mas foi ficando mais vivo com a troca de argumentos e justificações para as vitórias e derrotas eleitorais. Francisco Teixeira considerou que o grande vencedor foi Domingos Bragança, resultado de “um bom mandato”, superando o processo que levou à saída de Ricardo Costa da lista apresentada pelo PS à Câmara.
Reconhecendo a perda de votos do partido vencedor, salientou que a perda de eleitorado foi proporcionalmente maior por parte da coligação JpG. Essa perda e a dispersão do eleitorado da direita, pelo aparecimento de novos partidos nessa área, levou a que essa coligação tivesse perdido um vereador para o Partido Socialista.

Tiago Laranjeiro, esperando ainda por uma discussão interna para uma análise aos resultados, adiantou que “a coligação Juntos por Guimarães perdeu as eleições” e, como tal, a justificação passará “por não ter apresentado uma proposta e uma candidatura que tivesse convencido os vimaranenses”.

Mariana Silva, por sua vez, afirmou que, com estes resultados, quem perdeu “foram os vimaranenses”, adiantando que a insatisfação que transparecia nos contactos com a população não se traduziu na votação final e que, em Guimarães, “tudo vai continuar a piorar”.

Afirmou mesmo que o que se passa em Guimarães é “um caso de estudo”, onde o clima de “arrogância política”, cimentado ao longo de 32 anos, se irá acentuar.
O debate aqueceu, levando Tiago Laranjeiro a reforçar as críticas ao PS, afirmando que, “apesar da vitória, é um partido esgotado” e Francisco Teixeira, face aos argumentos de Mariana Siva, referiu que “o PEV é um partido satélite do PCP”. Acrescentou ainda que o PCP não quer reconhecer as causas que estão a contribuir para a diminuição do seu peso eleitoral.

A não perder esta edição especial do Guimarães em Debate que finalizou com a sugestão de Francisco Teixeira da nova versão cinematográfica de “Dune”, da série “Sex Education” aconselhada por Tiago Laranjeiro e da recuperação do papel do Partido Ecologista “Os Verdes”, ao longo dos seus 39 anos de existência, aconselhado por Mariana Silva.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: