Fotos de vida selvagem, pedalada e Nina TicToc: Festa da Primavera de volta
A Festa da Primavera regressa às hortas pedagógicas da Veiga de Creixomil neste fim de semana, com a chancela do Laboratório da Paisagem. O foco da edição de 2023, realça o comunicado do Laboratório, é a “adoção de uma alimentação mais saudável e mais sustentável”, destacando-se entre o cartaz o espetáculo infantil de Nina Tic Toc; criado com “o intuito de sensibilizar os mais novos para temas como a reciclagem, a amizade e o respeito pela diferença”, o evento está marcado para as 17h00 de sábado no Multiusos, com os preços dos bilhetes a variarem entre os 15 e os 25 euros.
Nas hortas, o recinto estará dividido em 10 espaços – concertos, oficinas, palestras, concursos, exposições, workshops -, sobressaindo, por exemplo, o workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem. O momento vai decorrer no domingo (26 de março), às 9h30, e terá uma breve parte teórica com uma introdução à fotografia de vida selvagem, onde serão abordados os parâmetros básicos, métodos e técnicas e princípios de ética. Depois, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática algumas das técnicas aprendidas, procurando na Horta Pedagógica, e área envolvente, “modelos fotográficos animais”. A participação é gratuita, mas requer inscrição até 24 de março.
A bicicleta também tem lugar na Festa da Primavera, com a iniciativa “Pedalar para Alimentar”, promovido pela Erdal, no qual cada inscrito deverá levar um bem não perecível, a doar posteriormente à Refood Guimarães. A associação – dedicada à recolha de alimentos que iriam para o lixo e, consequentemente, à sua redistribuição por aqueles que mais precisam – terá uma banca no “mercadinho”, um espaço destinado à venda de produtos biológicos e locais.
A exploração de “práticas mais sustentáveis na cozinha” será feita através de dois showcookings, com o chef António Loureiro, do restaurante A Cozinha, a partir das 15h00 de sábado, e com o chef Tiago Silva, às 11h00 de domingo, num concurso gastronómico em formato “MasterChef”. Caberá aos participantes confecionarem uma sopa comunitária, para a qual são convidados a contribuir, também, com os ingredientes necessários. Este espaço, uma verdadeira praça de alimentação ao ar livre, será ocupado por food trucks, que incluem um restaurante ambulante de crepes confecionados na hora e um forno solar de pizza.