skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Música, desporto, teatro, grafitti e solenidade para celebrar o 25 de Abril

Redação
Sociedade \ segunda-feira, abril 24, 2023
© Direitos reservados
Sessão solene da Assembleia Municipal realiza-se às 11h00, no Teatro Jordão, entre concertos, desporto escolar, peça de teatro, uma tuna sénior, uma caminhada solidária e muita arte nas Domínicas.

Guimarães junta-se às comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril com uma série de iniciativas que envolvem a tradicional sessão solene da Assembleia Municipal, marcada para as 11h00, no Teatro Jordão. Além dos esperados discursos políticos, o momento contará com uma apresentação do Teatro de Ensaio Raul Brandão e com música de Marisa Oliveira (voz) e Simão Neto (piano).

De resto, a celebração da Revolução dos Cravos estende-se pelo concelho na terça-feira, de Moreira de Cónegos a São Torcato. Na vila operária, a sudoeste do concelho, haverá sessão solene no Salão Nobre da sede da Junta de Freguesia às 09h30, com a participação da Tuna da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos, e romagem ao monumento de homenagem aos antigos combatentes da Guerra Colonial, às 10h15. Na vila onde pontifica o denominado “santo do povo”, a bandeira de Portugal será hasteada na sede da Junta de Freguesia às 08h45 e cravos serão distribuídos às 09h15, antes de a caminhada solidária de apoio à Liga Portuguesa contra o Cancro se desenrolar entre as 09h30 e as 11h00, com princípio e fim na Basílica de São Torcato.

Na cidade, o Multiusos de Guimarães acolhe o D. ESCOLAR para a Liberdade, iniciativa de desporto informal da Tempo Livre que promete congregar 1.300 alunos do 1.º ciclo de todos os agrupamentos de escolas do concelho. Desenvolvida no âmbito das atividades extracurriculares de Atividade Física e Desportiva, “as atividades desportivas serão desenvolvidas com o auxílio de clubes das mais diversas modalidades e terão como pano de fundo, os mais elementares valores do fair play e do desportivismo.

Nas praças, celebra-se com música e exposições. O Largo Condessa do Juncal acolhe o Concerto Comemorativo do 25 de Abril, pela Banda Musical de Caldas das Taipas, a partir das 11h00, enquanto o coreto da Alameda de São Dâmaso recebe Dino Freitas e Amigos para o evento “Abril, Ontem e Hoje”, a partir das 15h00. Ao lado, no Toural, está patente a exposição de fotografia “25 de Abril no Toural” até 20 de maio. Outra exposição, intitulada “Liberdade de expressão”, está disponível na Sociedade Martins Sarmento até 07 de maio. Todas essas propostas constam do programa de 2023 de “Abril com cantigas do Maio”.

Entre as paredes do antigo convento das Domínicas, o 25 de Abril é oportunidade para expressões urbanas mais contemporâneas, com a primeira edição do Ritmos e Poesia. O coletivo No Convento, responsável por dinamizar o Centro Infantil e Cultural Popular, propõe uma tarde com música, um grafitti live show, banca de roupa e manta estendida no jardim, entre as 14h30 e as 20h00.

Na véspera, sobressaem duas iniciativas: a peça de teatro “No Pequeno Ninho Quente”, promovida pela associação Osmusiké, a partir das 15h00, na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, e o tradicional concerto Sons da Liberdade, com a Banda Musical de Pevidém e o Coro da Liberdade, formado por várias formações corais do concelho de Guimarães. Coorganizado pela Câmara e pelo Cineclube de Guimarães, o evento arranca às 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: