
5.ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães arranca a 25 de outubro
A 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) arranca no dia 25 de outubro com o espetáculo “Desenhar os sons com a luz dos dedos”. O concerto-performance reúne o músico e compositor Rodrigo Leão, o multi-instrumentista Gabriel Gomes e o ilustrador António Jorge Gonçalves, numa fusão entre música e desenho digital ao vivo.
O espetáculo inaugural decorre às 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, e foi criado especialmente para este momento de abertura da Bienal. A proposta combina sonoridades eletrónicas e ambientes visuais projetados em tempo real, transformando o palco num espaço de diálogo entre som, imagem e emoção.
Durante a atuação, António Jorge Gonçalves desenhará numa mesa digitalizadora, projetando o resultado no cenário enquanto Rodrigo Leão e Gabriel Gomes interpretam composições originais, algumas criadas propositadamente para este evento, e temas de projetos como "Sétima Legião", "Madredeus" e "Os Poetas".
Rodrigo Leão descreve a criação como "um projeto novo e estimulante" que nasceu de um convite de Tiago Manuel, diretor artístico da Bienal. "Depois de 40 anos de trabalho conjunto, foi natural voltar a colaborar com o Gabriel e, agora, também com o António Jorge Gonçalves. Este espetáculo tem uma parte mais etérea e abstrata e outra com temas nossos. Estamos muito entusiasmados com o resultado.", destaca o comunicado.
Por sua vez, António Jorge Gonçalves destaca a liberdade e a improvisação como essência desta performance de abertura: "Haverá uma ligação entre o que se ouve e o que se vê. Gosto dessa espontaneidade, porque faz de cada espetáculo algo irrepetível - uma experiência única para o público e para nós."
Os bilhetes para o espetáculo de abertura custam entre 10 e 15 euros, estando disponíveis na BOL, nos balcões do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja Oficina, além das lojas Fnac, Worten e El Corte Inglés.
A Bienal de Ilustração de Guimarães, que decorre de 25 de outubro a 31 de dezembro, apresenta 191 obras de 95 ilustradores nacionais e internacionais, distribuídas por vários espaços culturais da cidade. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e organizada pela MOTOR - Produção Cultural.