
5.ª edição do Prémio Vila de São Torcato celebra 500 anos de Camões
No dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, decorreu a 5.ª Edição do Prémio Literário Vila de São Torcato, este ano dedicada ao cinquentenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Realizado na Escola Básica de São Torcato, recentemente renovada, o prémio reuniu alunos, professores e participantes para homenagear os vencedores desta edição, nomeadamente: 1.º prémio - João António Pereira (9.º A), com a obra Júpiter; 2.º prémio - Matilde Vieira Cardoso (8.º B), com Alma Lusitana; 3.º prémio - Hélder Simão Silva Miranda (8.º B), com Português Grandioso. Receberam ainda menções honrosas Gabriela Novais Dias (8.º C), com Maresia, e Francisco Tomás Marques (9.º B), com Alberto Couves.
O evento, promovido pela Junta de Freguesia da Vila de São Torcato em parceria com o Agrupamento de Escolas Vale de São Torcato, destacou-se como um tributo à leitura e à escrita em língua portuguesa. Em comunicado de imprensa, a organização agradeceu de forma especial ao diretor do AEVST, José Alberto Freitas, aos professores envolvidos, especialmente Margarida Vila Nova, Manuela Matos e António Sousa, e ainda a Filipe Santos, "um dos pilares deste projeto cultural", descreveu.