skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Amaral e Mário Barroca coordenam 900 anos da Batalha de São Mamede

Tiago Mendes Dias
Política \ quinta-feira, junho 22, 2023
© Direitos reservados
Professores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto realçam que o intuito das comemorações, em 2028, é o de “celebrar Portugal e o início da construção do país”, com Guimarães como epicentro.

As comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, em 2028, vão assinalar esse episódio decisivo na criação de Portugal, ocorrido a 24 de junho de 1128, mas, sobretudo, “celebrar Portugal e o início da construção do país”, vincou Luís Carlos Amaral, historiador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e coordenador da comissão científica dos 900 anos da Batalha de São Mamede, a par de Mário Barroca, arqueólogo e docente na FLUP.

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, os dois investigadores apresentaram uma comissão científica que reúne docentes de história, geografia, sociologia e arqueologia de todas as universidades do país, bem como dois medievalistas espanhóis, a presidente da Direção Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e a jornalista Paula Moura Pinheiro, reconhecida pelo trabalho televisivo na divulgação do património português. O seu presidente honorário é José Mattoso, medievalista português.

O seu propósito é o de celebrar o “início da identidade portuguesa e da nação” a partir de Guimarães, centro dessas comemorações que rejeitam assumir caráter “paroquial ou local”. “Às vezes, esquecemos o património de sermos talvez o exemplo de Estado-Nação mais bem acabado. É tão natural entendermo-nos como portugueses que nem damos conta desse património. Vamos assinalar a batalha, mas sobretudo celebrar Portugal”, reiterou o historiador, agradecendo o apoio da Câmara Municipal de Guimarães no processo. “Acima de sermos vimaranenses ou portuenses, como no meu caso, somos portugueses”, completou o docente da FLUP.

Já o arqueólogo Mário Barroca apresentou a imagem gráfica das comemorações, inspirada no primeiro selo com a denominação Portugal, de 1128, e discorreu sobre as várias representações iconográficas de D. Afonso Henriques desde a Idade Média até à contemporaneidade.

 

Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de São Mamede

PRESIDENTE HONORÁRIO: Professor Doutor José Mattoso

COORDENADORES: Luís Carlos Amaral (Univ. do Porto) e Mário Jorge Barroca (Univ. do Porto)

MEMBROS DA COMISSÃO CIENTÍFICA (ORDEM ALFABÉTICA): António Barreto, Carlos de Ayala Martínez (Univ. Autónoma de Madrid), Fernando López Alsina (Univ. de Santiago de Compostela), Hermenegildo Fernandes (Univ. de Lisboa), Hermínia Vilar (Univ. de Évora), Isabel Maria Fernandes (Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança), João Carlos Garcia (Univ. do Porto), José de Guimarães, José Viriato Capela (Univ. do Minho), Laura Castro (Univ. Católica Portuguesa / DRCN), Leontina Ventura (Univ. de Coimbra), Manuel Luís Real, Maria João Branco (Univ. Nova de Lisboa) e Paula Moura Pinheiro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: