A.Linho: desporto mistura-se com a tradição do linho na Corredoura
A tradição do linho e o desporto vão andar de mãos dadas na Corredoura, através de um projeto piloto em que se pretende “criar aulas/jogos e circuitos de treino inspiradas em tarefas no ciclo do linho”.
Este projeto, com o nome A.Linhho, tem como objetivo promover a prática de atividade física e ao mesmo tempo transmitir as bases culturais que indicam que “o cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho”.
Inserido no PROJETO EUROPEU SPACHE, o A.Linho subdivide-se em três vertentes destinadas a três faixas etárias: A.Linho na Escola, destinado aos jovens em idade escolar; A.Linho na Vida Feliz para um público sénior; e A.Linho no Ginásio para a população adulta em idade ativa.
“A referência para a criação do Programa Piloto é o Ciclo de Linho, inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta atividade agrícola, através de rotinas e exercícios que promovam a atividade física, preservando a memória das tradições rurais Vimaranenses”, aponta o município, promotor desta iniciativa, em parceria com a Tempo Livre.
No evento de apresentação, que está agendado para as 9h30 de terça-feira, marcarão presença o vereador com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras, e ainda o presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha.