skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

A magia da ciência vai abrir a porta de jardins e monumentos de Guimarães

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, agosto 19, 2021
© Direitos reservados
Em setembro, o Curtir Ciência promove mais uma série de atividades destinadas a famílias. Há jogos, um peddy-paper e até um pequeno "safari" para os mais pequenos exploradores.

O Curtir Ciência continua a a programação de verão em Guimarães e o mês de setembro traz atividades em vários locais da cidade.  Destinadas às famílias (crianças com adultos), as iniciativas estão integradas no programa Ciência Viva no Verão 2021. A participação é gratuita mediante inscrição prévia e há muito a explorar (desde um peddy-paper à busca de insetos).

Com atividades na rua desde 16 de julho e prolonga-se até 15 de setembro, o mês vindouro "inclui atividades gratuitas para públicos de todas as idades". Já no próximo dia 02, "no magnífico cenário do Jardim do Museu de Alberto Sampaio", há experiências científicas simples, divertidas e educativas para crianças a partir dos seis anos.

Dois dias depois a ciência no jardim dá lugar à exploração. É que os pequenos vão ser convidados a "descobrir Guimarães" com um peddy-paper científico. "Eis o desafio: seguir as perguntas e enigmas propostos pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães e partir à descoberta do Centro Histórico, Património Cultural da Humanidade, através da Ciência. Cada participante recebe, no ponto de partida, um mapa com as missões e com a lista de locais que fazem parte do percurso", indica a instituição. O objetivo é realizar as tarefas de forma correta e no mais curto espaço de tempo.

No dia 10 de setembro, o Parque da Cidade transforma-se num "safari". Os pequenos exploradores vão ter como “missão” a identificação de insetos com recurso a chaves dicotómicas apresentadas em forma de “jogo” com fotos ilustrativas.

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia na plataforma Ciência Viva no Verão 2021. Mais informações podem ser encontradas em https://www.cienciaviva.pt/verao/2021/

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70