A oeste, a CAISA abre inscrições para voluntariado de apoio a idosos
O Centro e Laboratório Artístico de Vermil, o Oeste Cuidador, gabinete de apoio ao cuidador informal, e a Universidade Sénior Teófilo Braga são alguns dos projetos que a Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação (CAISA) desenvolve desde a sua fundação, em 2015. Neste agosto de 2021, surgiu mais um: uma bolsa de voluntariado para apoio à pessoa idosa, sob o nome “Dou-te um Tempo”.
“A Bolsa de Voluntariado surge da necessidade de dar resposta a dois dos principais problemas que afetam a população idosa: o isolamento e a solidão. Todos os voluntários terão formação e são acompanhados pela coordenação da equipa do departamento social da CAISA”, lê-se no comunicado emitido pela instituição.
Presente na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, bem como na de Leitões, Oleiros e Figueiredo, a cooperativa tenciona dar uma resposta mais afincada a um problema agravado pela pandemia.
Na nota enviada às redações, a CAISA reconhece que é preciso fazer “ainda mais” para combater o “isolamento social e a solidão”, apesar do departamento social trabalhar diariamente nesse sentido. Face às orientações presentes da Direção-Geral da Saúde e ao mais recente plano de desconfinamento, a instituição entendeu estarem “reunidas as condições” para avançar com o projeto neste mês de agosto.
As inscrições, já disponíveis, estarão abertas até 17 de setembro.