A Penha vai ser invadida por motores “clássicos” este fim de semana
Motores clássicos, design retro e cores variadas. A montanha da Penha acolhe no próximo fim de semana – 14 e 15 de setembro – mais uma edição do Festival Penha Clássicos, que reunirá cerca de 200 viaturas antigas, com modelos históricos e alguns bastante raros.
Organizado pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, o evento terá na Penha viaturas de clubes Automóveis do Porto, Santo Tirso, Fafe, Cabeceiras de Basto, entre outras origens geográficas.
Entre as novidades deste ano, realce para a homenagem que será dedicada aos 50 anos do “Volkswagen Golf”, sendo que nesta edição o certame contará com um maior número de viaturas presentes no Santuário da Penha. Outra das novidades é a presença de carros de competição, outro atrativo para os amantes de automóveis.
“O interesse pelo evento tem sido crescente, daí o aumento também do número de participantes”, sustenta Carlos Batista, Presidente da Direção do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães.
Esta edição do Penha Clássicos, que tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, conta igualmente com a colaboração da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, sediada em Guimarães,
Com o apoio do Exército Português, através do Regimento de Cavalaria 6, o V Festival Penha Clássicos vai ter no seu espaço de exposição a mítica viatura das forças armadas portuguesas " Chaimite " viatura que virá do RC6 com o apoio logístico do Município de Guimarães.
O Bravia Chaimite é um veículo blindado com eixos de tração integral construídos pela empresa portuguesa Bravia e usados pelo Exército Português nas guerras coloniais portuguesas em Angola, Moçambique e Guiné Portuguesa, de 1967 a 1974, quando terminou.
No espaço de exposição da AVLP a Associação da Força de Elite da Cavalaria vai ser ainda motivo de apreciação dos visitantes o UMM da Polícia do Exército Portuguesa e ainda os americanos Jeep Willys MB da Segunda Guerra Mundial e o Humvee, motos e bicicletas militares.