skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O Agrupamento D. Afonso Henriques faz 39 anos: "Devemos dar valor à cidade"

Redação
Educação \ quarta-feira, novembro 10, 2021
© Direitos reservados
"Devemos dar valor à cidade que temos, porque ela é muito, mas mesmo muito bonita!". Alguns alunos do agrupamento falam acerca do dia de festa do agrupamento, que fez 39 anos em outubro.

No dia 25 de outubro, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques festejou o seu 39.º aniversário. "Esta efeméride celebra todas as gerações que já tiveram o privilégio de partilhar este espaço. Nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo pertencentes ao Agrupamento, os alunos desenvolveram atividades lúdicas relacionadas com a descoberta do patrono do Agrupamento, D. Afonso Henriques, verificando-se, igualmente, a colaboração dos Encarregados de Educação", explica o CIC - Clube de Informação e Comunicação daquele agrupamento.

Na escola sede, numa cerimónia simples, devido à situação pandémica, os alunos receberam os Diplomas de Mérito, cantaram o hino do Agrupamento e participaram em diversas atividades – dança, torneios de ténis de mesa e de xadrez, jogos matemáticos e construção do “Laço Rosa”, no âmbito da sensibilização da luta contra o cancro da mama.

Ainda na sequência desta efeméride, todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos visitaram o Centro Histórico de Guimarães concretizando a “Rota dos Afonsinos”, um peddy paper que abrangeu perguntas de várias áreas disciplinares e um concurso de fotografia. Com esta atividade, do agrado de toda a comunidade escolar, o Agrupamento D. Afonso Henriques pensa ter dado o seu contributo para uma nova visão sobre o nosso Património, agora, que passam vinte anos desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico de Guimarães como Património Mundial.

 

Fica o registo de alguns testemunhos dos alunos.

 

“ O que eu gostei mais na Rota dos Afonsinos, foi quando passamos pelo Paço dos Duques de Bragança. Reparei que as chaminés tinham a forma de cilindros!”

Martim Maia – 5ºB

 

“Eu gostei muito da atividade e aprendi uma coisa… devemos dar valor à cidade que temos, porque ela é muito, mas mesmo muito bonita!”

Joana Pereira – 6ºE

 

 

O Dia do Agrupamento

É um dia para lembrar.

Recebemo-lo pelo nosso empenho,

O diploma nos vão dar!

Matilde Machado – 7ºD

 

Adorei a atividade, passeei pela cidade e passei a conhecê-la melhor do que antes. Achei muitos dos monumentos e factos, interessantes. Se me perguntassem, agora, mais coisas sobre Guimarães algumas delas seriam respondidas de maneira diferente. Foi divertido dar um passeio com os meus colegas e professores pelo centro histórico da nossa cidade.

Luana Vale - 8ºA

 

“…Foi uma atividade divertida e Educativa. Gostei muito destes dois dias, pois ambos foram muito divertidos devido ao convívio e às novas aprendizagens.”

Luisa Silva – 9ºA

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: