skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ainda com decorações para fazer? Guimarães transforma máscaras em enfeites

Redação
Ambiente \ domingo, dezembro 19, 2021
© Direitos reservados
Produtos estão a ser distribuídos numa embalagem produzida em cartão reciclado pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães. Máscaras foram recolhidas nas escolas ao abrigo do programa PEGADAS.

O processo de recolha de máscaras cirúrgicas está a dar origem a produtos natalícios que podem servir para decoração de Natal. Em Guimarães, as máscaras recolhidas no âmbito do projeto de “Recolha e Valorização de Máscaras”, liderado pelo Município de Guimarães, com a colaboração do Laboratório da Paisagem, Vitrus Ambiente, CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, Fibrenamics e TO-BE-GREEN, deram agora origem a enfeites natalícios.

"Ao longo do último ano, através dos pontos de recolha colocados em diversas Escolas do Concelho, foi dado o mote para a recolha e valorização de máscaras cirúrgicas e comunitárias. As Escolas aderiram em massa ao repto lançado pelo Programa PEGADAS e as máscaras cirúrgicas recolhidas vão agora dar origem a produtos natalícios que poderão enfeitar as árvores de Natal, em Guimarães", explica o Laboratório da Paisagem.

Os produtos são distribuídos numa embalagem produzida em cartão reciclado pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães, procurando reforçar a importância do cumprimento dos diversos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este projeto está integrado na Estratégia de Guimarães para a Economia Circular – RRRCICLO. Ao mesmo tempo é resultado de uma sinergia entre o setor público, o setor privado, a academia e os cidadãos, os pressupostos do Ecossistema de Governança – Guimarães 2030 que está implementado desde 2014.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: