skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Alimentar a memória com um livro e uns roteiros pela Colina Sagrada

Redação
Cultura \ quinta-feira, setembro 09, 2021
© Direitos reservados
Percurso pelo Monte Latito e apresentação de livro sobre a igreja de São Miguel do Castelo integram programa do Paço dos Duques para assinalar as Jornadas Europeias do Património.

Tentativa do Conselho da Europa e da União Europeia para sensibilizar as populações para a importância da salvaguarda do património, as Jornadas Europeias do Património (JEP) regressam entre 24 de setembro e 03 de outubro, e o Paço dos Duques de Bragança associa-se à iniciativa com a apresentação de um novo livro, uma peça de teatro de marionetas, momentos musicais e visitas guiadas para celebrar a memória do Colina Sagrada, ainda reconhecida pela Igreja de São Miguel do Castelo e do Castelo de Guimarães.

É precisamente com os circuitos pelo Monte Latito que a programação das JEP tem início: às 10h00 de 24 de setembro, uma sexta-feira, há um percurso pela colina para que o “passado não seja esquecido”, refere o comunicado do Paço dos Duques. Para se participar nessa iniciativa, é necessário fazer marcação prévia até às 16h00 de 23 de setembro. No mesmo dia, o museu oferece um roteiro pelas duas antigas vilas de Guimarães, com passagens pelo Castelo e Paço dos Duques (Vila Alta) e locais como a Praça de Santiago, o Largo da Oliveira e o Museu Alberto Sampaio (Vila Baixa). A iniciativa realiza-se diariamente até 03 de outubro, entre as 10h00 e as 16h00, tendo um custo de 1,60 euros.

Ainda no dia inaugural, o Paço dos Duques apresenta duas sessões da peça de teatro de marionetas “O Afonso e a Constança, Duques de Bragança”, às 14h30 e às 15h15. Gratuita, a encenação dá a conhecer a origem da casa senhorial do século XV, sobranceira à cidade-berço. A presença exige marcação prévia até às 16h00 de 23 de setembro. Também o primeiro momento musical está marcado para 24 de setembro, seguindo-se outros até 03 de outubro.

A 01 de outubro, Isabel Maria Fernandes, diretora do Paço dos Duques, lança o livro “Igreja de São Miguel do Castelo”. Editado pela Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, a obra será apresentada a partir das 18h00, por Luís Carlos Amaral, docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No final dessa sessão, vai ser exibida uma réplica da escultura de São Miguel Arcanjo, que foi alvo de culto na Colina Sagrado. A imagem, réplica em calcário policromado do século XV, integra a exposição permanente do Museu de Alberto Sampaio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: