Há 44 alimentos com IVA zero de abril até outubro. Medida custa 410 milhões
Depois de anunciar taxa zero de IVA para um “cabaz de bens alimentares essenciais” na sexta-feira, o Governo revelou, na segunda-feira, a lista de alimentos contemplados por essa medida; são 44, incluindo cereais, hortícolas, frutas, laticínios, leguminosas, carne, pescado, ovos e gorduras.
Aplicada para fazer face à subida dos preços dos alimentos, a medida implica um custo que o Governo avalia em 410 milhões de euros.
Entre as medidas anunciadas para fazer face à subida do custo de vida, contam-se ainda os apoios de 30 euros às famílias consideradas mais vulneráveis - até ao 4.º escalão de IRS, que implica um rendimento familiar coletável total de 25.075 euros -, e mais 15 euros de majoração por cada criança do agregado, que será paga trimestralmente entre janeiro e dezembro de 2023, abrangendo cerca de três milhões de pessoas,
traduzirão no apoio de 30 euros ao mês, por agregado familiar, e mais 15 euros de majoração por criança ao mês, abrangendo um total de 3 milhões de pessoas. Este apoio será pago trimestralmente, entre janeiro e dezembro de 2023.
Confira a lista de alimentos com IVA zero entre abril e outubro
++ Cereais e derivados ++
Pão
Batata
Massa
Arroz
++ Hortícolas ++
Cebola
Tomate
Couve-flor
Alface
Brócolos
Cenoura
Curgete
Alho Francês
Abóbora
Grelos
Couve Portuguesa
Espinafres
Nabo
++ Frutas++
Maçã
Banana
Laranja
Pera
Melão
++ Leguminosas ++
Feijão vermelho
Feijão-frade
Grão-de-bico
Ervilhas
++ Laticínios ++
Leite de Vaca
Iogurtes
Queijo
++ Carne, pescado e ovos ++
Carne de porco
Frango
Carne de peru
Carne de vaca
Bacalhau
Sardinha
Pescada
Carapau
Atum em conserva
Dourada
Cavala
Ovos de galinha
++ Gorduras e óleos ++
Azeite
Óleos vegetais
Manteiga