Aluimento de terras em Pevidém deixou zonas a oeste do concelho sem luz
Alguns territórios no oeste do concelho de Guimarães, como a área do Paraíso, em Pevidém, e Ronfe, além da vila de Joane, no município vizinho de Vila Nova de Famalicão, ficaram sem eletricidade por volta das 17h00. A causa foi “um aluimento de terras na zona de Pevidém que fez desabar o solo e as árvores envolventes”, na sequência da chuva e do vento que se faziam sentir, esclareceu ao Jornal de Guimarães fonte da E-Redes.
“Estas árvores acabaram por ficar sustentadas nas linhas de média tensão o que fez com as equipas da E-REDES chamadas ao local tivessem de secionar e isolar os vãos de média tensão para permitir que fosse feito o restabelecimento da energia de forma gradual”, esclarece o principal operador da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal Continental das redes de alta, média e baixa tensão.
A “totalidade das cargas”, acrescentou a entidade, foi “restabelecida cerca das 02h00” desta quarta-feira, depois da “intervenção das equipas” e “mediante condições atmosféricas muito desfavoráveis, o que acabou por condicionar toda a operação”. Ainda há equipas da E-Redes no local do aluimento a “proceder à reparação definitiva do troço afetado e à limpeza da área”.