
Alunos da Escola D. Afonso Henriques vencem concurso nacional
O Colosso de Pedralva, uma escultura monumental esquecida entre o hospital e o GuimarãeShopping, ganhou nova vida graças ao trabalho dos alunos do 7.ºD da Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques. O projeto começou no 6.º ano, com o professor Sérgio Costa Silva, no âmbito do Plano Nacional das Artes, que propôs uma visita ao enigmático "homem de pedra".
O fascínio dos alunos pela estátua não esmoreceu com a mudança de ano letivo. Sob a orientação da professora Ana Isabel Gonçalves, continuaram a pesquisa, consultando a biblioteca, reunindo-se por zoom com o arqueólogo Gonçalo Cruz e concluindo que faltava ali algo essencial: uma placa informativa.
@Sérgio Costa Silva
Com espírito de iniciativa, os estudantes pediram uma reunião com o presidente da Junta de Freguesia de Creixomil, a quem propuseram a colocação da placa. A ideia foi acolhida e, numa cerimónia com vários convidados, o monumento passou a contar com um texto bilingue da autoria do arqueólogo e tradução da professora Eugénia Almeida.
Este projeto valeu aos jovens o prémio do concurso “Vamos Fazer um Plano”, promovido pelo jornal PÚBLICO e pelo Plano Nacional das Artes, distinguindo cinco escolas a nível nacional. Para o professor Sérgio Costa Silva, “terem tido a iniciativa de falar com o presidente da junta para tentar resolver o problema da falta de identificação do monumento é um ato de cidadania”.
A história destes alunos é agora publicada num caderno especial, dando visibilidade à sua dedicação à cultura local — e mostrando como a escola também se faz na rua, em Guimarães, "cidade educadora por excelência".
@Sérgio Costa Silva