
Alunos do 9.º ano da Santos Simões vencem concurso Jornalistas em Rede
O prémio de melhor reportagem na edição de 2025 do concurso Jornalistas em Rede coube a dois vimaranenses: alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Santos Simões, Manuel Ramos e Guilherme Soares foram distinguidos pela reportagem “Os Lusíadas: mais um tesouro para Guimarães”.
O texto versa sobre o exemplar da primeira edição d’Os Lusíadas guardado na Sociedade Martins Sarmento (SMS). Os dois alunos estiveram à conversa com Salomé Duarte, historiadora da SMS, e recordam como a instituição adquiriu a edição original do poema épico de Luís Vaz de Camões. A circunstância tem atraído investigadores portugueses e estrangeiros à SMS.
Iniciativa do programa Público na Escola, do jornal Público, e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o concurso Jornalistas em Rede destina-se a estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico. O júri que aprecia os trabalhos é constituído por Bárbara Simões, jornalista e coordenadora do Público na Escola, e ainda Carla Fernandes e Raquel Ramos, professoras ligadas à RBE.
O concurso também atribui um prémio à melhor entrevista, género jornalístico em que os trabalhos podem ser submetidos até 06 de maio de 2025.