skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Álvaro Pacheco e bitola a manter: “Não nos podemos desviar nem uma vírgula”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sexta-feira, abril 12, 2024
© Direitos reservados
O embate com o Farense constitui oportunidade para o Vitória subir provisoriamente ao terceiro lugar, mas técnico só pensa nos 59 pontos. Propalado cordão humano de adeptos dá “mais responsabilidade”.

O treinador Álvaro Pacheco e o seu plantel percorrem estrada das vitórias a toda a velocidade, rodando já na quinta consecutiva. A receção de sábado à tarde ao Farense constitui uma oportunidade para a formação preta e branca acelerar num patamar mais acima. E o foco, diz o timoneiro, é mesmo esse, o de conquistar mais um triunfo, não o de ascender provisoriamente ao terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, algo que vai acontecer em caso de triunfo vimaranense, em duelo da 29.ª jornada.

"Temos mais uma oportunidade de conquistar três pontos. As expetativas têm de ser boas. Olhamos para este desafio com uma vontade muito grande de continuar a trilhar o nosso caminho para chegar aos 59 pontos o mais rapidamente possível. Temos essa oportunidade amanhã", realçou, na antevisão ao desafio marcado para as 15h30.

Ciente da possível subida ao pódio, o técnico realça que o Vitória SC só está na posição em que está, a morder os calcanhares de FC Porto, terceiro classificado, com 58 pontos, e de Sp. Braga, quarto, com 56, porque tem havido “um foco, uma ambição, um espírito”, “a mentalidade de ser campeão todos os dias”. É essas as orientações que os jogadores devem seguir para o caminho que resta trilhar, num dia em que se espera um cordão humano de apoio na viagem do autocarro da equipa, desde a unidade de alojamento até ao estádio.

“Nota‐se claramente a sintonia entre os adeptos e a equipa, cada vez mais a forma como se identificam com o nosso percurso. Isso deixa nos orgulhosos. O nosso papel é fazer a ligação com os adeptos. Isso dá‐nos mais responsabilidade. Não nos podemos desviar nem uma vírgula do que nos trouxe até aqui”, vincou.

Vitoriosa em Faro no jogo da primeira volta, a equipa da cidade‐berço está alerta para um adversário “a fazer um campeonato tranquilo”, com um treinador ambicioso, José Mota, e “um perfil de jogo” que pode causar problemas. “É uma equipa com um perfil de jogo que nos pode causar contrariedades se não formos capazes de dominar o momento do jogo. Não queremos ser surpreendidos. Temos de entrar determinados e concentrados”, avisou.

Convencido de que as escolhas de Jota Silva para avançado e jogador do mês de março da Liga Portugal Betclic e de Charles para melhor guarda‐redes desse mês evidenciam “um coletivo forte onde sobressaem as individualidades”, Álvaro Pacheco adiantou que os dois guarda‐redes vão jogar no que resta da época, embora a titularidade com o Farense caiba a Bruno Varela, e enalteceu o trabalho de Afonso Freitas, possível substituto de Ricardo Mangas, após a lesão contraída pelo lateral esquerdo no Estádio do Dragão, no triunfo sobre o FC Porto.

“São as contingências do que é o futebol. Temos tido muito poucas lesões. Esta equipa joga com uma intensidade, agressividade e ambição muito grande. É normal acontecer alguns imprevistos. O que me deixa satisfeito é olhar para aquilo que tenho. Se o Mangas não puder, tenho o Afonso, que, contra o FC Porto, entrou muito bem. Tem treinado como nunca treinou desde que cá cheguei. Essa oportunidade surge agora. Tem oportunidade para ajudar a equipa a atingir o que pretendemos”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: