skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Primeiro “atitude e ambição”. Depois criar um “futebol positivo e atrevido”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sábado, outubro 07, 2023
© Direitos reservados
O tempo foi pouco para transmitir as suas ideias ao plantel, mas jogar com “determinação e responsabilidade” não depende disso. Álvaro Pacheco sente Vitória focado para visita a Famalicão.

Álvaro Pacheco chegou a Guimarães na quarta-feira, apresentou-se à imprensa e começou a trabalhar à tarde. Teve “pouco tempo” para trabalhar com o plantel, mas há aspetos em que a performance não depende do tempo, avisa. “Há coisas mais importantes do que o tempo, das quais não podemos abdicar: a nossa responsabilidade e a nossa determinação em representar o Vitória. Isso é inegociável”, vinca, na antevisão ao duelo com o Famalicão, referente à oitava jornada da Liga Portugal Betclic, marcado para as 15h30 de domingo.

Os quatro dias de trabalho foram suficientes para transmitir algumas coordenadas para as ideias e para o sistema de jogo que preconiza – são ideias pelas quais quero “que se apaixonem”, sublinha -, mas lembrou que a equipa se deve focar no agora; esse agora exige “atitude, ambição e espírito de conquista”, os suportes da futura ideia de jogo que quer ver em campo.

Essa ideia é a de “um futebol positivo e atrevido”, chave para “as coisas muito bonitas” que o Vitória pode ainda fazer ao longo de uma temporada em que já caiu na Taça da Liga e na Liga Conferência Europa.

Agradado com o “grupo muito motivado e disponível” que encontrou, Álvaro Pacheco pediu aos seus jogadores concentração para a visita ao Estádio Municipal de Famalicão. O adversário, afinal, é forte e tem ideias mais consolidadas.

“Este futebol atrevido e positivo demora o seu tempo a consolidar. Vamos encontrar um adversário com ideias estruturadas e enraizadas. A equipa mais estável emocionalmente e equilibrada vai estar mais perto de o conseguir. Sinto a minha equipa muito focada”, descreve.

Grato pela “oportunidade muito grande” de treinar os vimaranenses, Álvaro Pacheco vincou ainda que os seus jogadores vão procurar ser uma equipa à imagem dos adeptos, “a alma e a vida” do clube.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: