skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

André Teixeira participou no Fórum Mundial da Democracia, em Estrasburgo

Redação
Política \ segunda-feira, novembro 13, 2023
© Direitos reservados
Advogado vimaranense e presidente do Conselho Nacional de Estudantes de Direito, marcou presença no painel no que qual se debateu “Economia e Paz”.

O vimaranense André Teixeira participou recentemente no Fórum Mundial da Democracia, que teve lugar em Estrasburgo – França. Advogado estagiário e presidente do Conselho Nacional de Estudantes de Direito, marcou presença no painel no que qual se debateu “Economia e Paz”.

“Uma experiência particularmente enriquecedora”, dá Conta André Teixeira ao Jornal de Guimarães, “não apenas devido à qualidade do debate em torno de como assegurar uma paz proativa e não apenas reativa, construindo condições para a existência humana condigna e ausência de conflito, mas acima de tudo devido à variedade de realidades espelhadas nos seus participantes, oriundos de toda a parte do mundo”.

Vincando o privilégio que, na sua opinião, os portugueses têm “por não sermos assolados pelas misérias da guerra e autoritarismo que afligem milhões por este mundo fora”, o advogado sai “de coração cheio” deste evento.

“Acima de tudo, saio deste grande evento com o coração cheio, pela realização de que país ou língua nada impedem a compreensão mútua na procura de Direitos Humanos, Paz e Democracia, mas também com a determinação de não permitir que os sucessos que nos colocam como uma nação pacífica e democrática, a sétima do mundo no Índice de Paz Global, sejam ameaçados pela falta de visão, empatia ou compreensão de alguns dos nossos concidadãos”, refere.

A finalizar, André Teixeira recorda que “a democracia é em si mesma um processo”, pelo que “cabe a cada um defendê-la todos os dias, sempre que possível, na procura de um Portugal, uma Europa e um Mundo cada vez mais pacíficos, livres, iguais e democráticos”.

Foto @WFD_Pascal Bastien

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73