Natação: recordista mundial Andrii Govorov perto do Vitória
A possibilidade de o Vitória contar com um recordista mundial de natação nas suas fileiras é real: detentor da melhor marca mundial nos 50 metros mariposa, o ucraniano Andrii Govorov está perto de nadar com as cores preta e branca nas provas nacionais, apurou o Jornal de Guimarães.
Recordista da categoria desde 01 de julho de 2018, quando percorreu a distância em 22,27 segundos durante o Troféu Internacional Sette Colli, em Roma, o nadador de 30 anos começou a treinar em Portugal a 09 de janeiro, sob a orientação do selecionador nacional Alberto Silva, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Caso reforce o Vitória, Andrii Govorov junta-se a uma equipa masculina onde pontificam João Costa, campeão nacional de piscina longa nos 50 metros e nos 100 metros costas em 2022, Tomás Lopes, bronze nos 200 metros livres nesses mesmos campeonatos de Coimbra, e Alexandre Amorim, nadador que já venceu alguns torneios em bruços.
Campeão europeu dos 50 metros mariposa em 2016, em Londres, e em 2018, em Glasgow, o nadador ucraniano foi também bronze no campeonato do mundo de 2017, em Budapeste, e quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.