skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Aniversário de D. Afonso Henriques vai ser de novo lembrado

Redação
Cultura \ terça-feira, julho 18, 2023
© Direitos reservados
Como é hábito, vai ser colocada uma coroa de flores aos pés da estátua mais conhecida do primeiro rei de Portugal, esculpida por Soares dos Reis, no dia 25 de julho.

A Grã Ordem Afonsina, a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião e a Câmara Municipal de Guimarães vão, como é norma, assinalar o aniversário do nascimento de D. Afonso Henriques a 25 de julho, uma terça-feira.

O programa inclui a colocação de uma coroa de flores junto à mais reconhecida estátua de D. Afonso Henriques, esculpida por Soares do Reis e localizada nas imediações do Paço dos Duques de Bragança, às 18h00, a celebração de uma eucaristia de ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira às 19h00 e a realização da designada Ceia Afonsina, num restaurante da Praça de S. Tiago a partir das 20h00, sendo obrigatória pré-inscrição.

O programa em causa diz celebrar o 912.º aniversário de D. Afonso Henriques, aderindo à tese de que o filho de Henrique de Borgonha e de Teresa de Leão, primeiro rei de Portugal, nasceu em 1111. Noutras teses historiográficas, sugere-se que a data do seu nascimento se deu em 1106 ou em 1109.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: