skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Rui Borges: “O grupo dá respostas fantásticas, jogue quem jogar”

Redação
Desporto \ sábado, dezembro 16, 2023
© Direitos reservados
Sem Gonçalo Franco, o treinador do Moreirense confia nas alternativas para o duelo com um Portimonense que tem melhorado. Disposto a manter a série invicta, o técnico enaltece renovação de Marcelo.

A tarde de domingo assinala o regresso ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e ainda a terceira jornada consecutiva em que o Moreirense efetua alterações no onze: depois de Rúben Ismael ter aparecido como substituto de Ofori no empate caseiro com o Benfica e de o médio ganês ter regressado à titularidade em Barcelos, na igualdade com o Gil Vicente, Rui Borges vai ter de substituir Gonçalo Franco, castigado na sequência do cartão amarelo visto frente aos galos, o quinto para o campeonato.

A circunstância está longe de assustar o técnico cónego, porém. “O Gonçalo é tão importante como os outros todos. O Ofori não jogou com o Benfica, e jogou o Rúben Ismael, tendo feito um grande jogo. Depois do jogo com o Benfica, o Rúben merecia jogar, mas o Ofori vinha de um par de jogos em grande nível. Se não joga o Gonçalo, vai jogar o Rúben, o Wallisson ou o Aparício. O grupo dá respostas fantásticas, jogue quem jogar. O Wallisson é alguém em quem acreditamos muito. Vem de um contexto diferente, mas tem imenso potencial e características que se adequam”, realçou, na antevisão ao duelo com o Portimonense, da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, agendado para as 15h30.

Essa confiança assenta também na série de resultados em curso: cinco vitórias e três empates catapultaram a turma de Moreira de Cónegos para a sexta posição após o desaire com o Sporting, na quinta jornada. O timoneiro dos verdes e brancos quer mantê-la, de preferência com uma vitória, após dois empates que considerou positivos. “Queremos dar sequência a esses pontos, mas queremos voltar às vitórias na nossa casa para dar continuidade ao nosso trabalho. Queremos continuar consistentes e competentes, para não deixar quebrar esta fase positiva a nível coletivo”, refere.

O Moreirense, prosseguiu, está pronto para um duelo em que vai ter mais bola; embora seja subjetiva e dependa muito do resultado no marcador, a posse de bola faz parte do ADN de uma equipa que, acima de tudo, se destaca, pelo equilíbrio. “O Moreirense tem dado a imagem de equipa capaz em todos os momentos do jogo. A equipa sabe quando tem de estar em momento defensivo, quando tem de fazer ataques rápidos, quando se tem de organizar para atacar com mais paciência. Assumir a posse não nos assusta, bem pelo contrário. Os jogadores querem é ter bola”, detalha.

Apesar de esperar um oponente com alguma contenção, Rui Borges crê que o 11.º classificado da tabela vai tentar dividir o jogo com o Moreirense, até porque é “uma equipa bastante competente e equilibrada”, com um treinador conhecedor do campeonato, Paulo Sérgio, que tem melhorado o seu desempenho ao longo da temporada.

“A equipa conhece-se bem e é forte nos duelos, fisicamente muito competente. Tem jogadores tecnicamente evoluídos do meio-campo para a frente, com boa tomada de decisão, que podem criar um desequilíbrio num rasgo. Não acredito num Portimonense totalmente recuado, mas acredito que nos vão respeitar. O nosso trajeto leva a que as equipas nos respeitem cada vez mais. O Portimonense vai ter paciência e esperar alguns momentos de ataque rápido para nos ‘ferir’”, referiu.

O treinador reservou ainda elogios a Marcelo, na sequência da renovação do defesa central até 2025, confirmada neste sábado pelo Moreirense. “O Marcelo é um líder, faz parte dos capitães, um profissional a 1000 por cento. É um grande exemplo, dentro e fora do campo. Os defesas centrais – o Marcelo, o Maracás, o Ponck - têm dado estabilidade ao crescimento do resto da equipa, mesmo a nível do caráter do balneário. É um jogador importante”, salientou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73