skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

António Gonçalves recandidata-se à Junta de Creixomil pela coligação JpG

Sofia Rodrigues
Política \ segunda-feira, setembro 22, 2025
© Direitos reservados
António Gonçalves, atual presidente da junta de Creixomil, foi apresentado pela coligação Juntos por Guimarães como recandidato, numa sessão que contou com Ricardo Araújo e o eurodeputado Paulo Cunha.

A coligação "Juntos por Guimarães" (CJpG) apresentou este domingo, 21 de setembro, António Gonçalves como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Creixomil. O anúncio foi feito na Cooperativa Agrícola de Guimarães, num encontro que contou com a presença do eurodeputado Paulo Cunha e de Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara Municipal.

Atualmente presidente da junta, António Gonçalves lidera, segundo o mesmo, uma recandidatura apoiada no trabalho desenvolvido nos últimos anos, com investimentos em áreas como cultura, desporto, requalificação de infraestruturas e apoio social. Durante a sua intervenção, o candidato destacou ainda novos projetos para a freguesia, entre os quais a intervenção na Travessa Oneca Mendes, uma ligação direta à EN206, a valorização da Senhora da Luz e a preservação da Veiga de Creixomil como espaço agrícola e turístico.

Gonçalves sublinhou também a importância de manter uma política de proximidade e responsabilidade para com a população. "Temos a receita certa: proximidade, seriedade e visão. É com esta equipa que vamos continuar a construir o futuro de Creixomil2, proferiu.

Já Ricardo Araújo reforçou a confiança no candidato, afirmando que Creixomil é "exemplo de gestão com resultados" e apresentou como prioridades para o concelho uma política de habitação mais eficaz, transporte público gratuito e eficiente, requalificação de vias e novas ligações rodoviárias, incluindo em Creixomil. O candidato à Câmara pela coligação JpG defendeu ainda a valorização da Veiga de Creixomil como símbolo de desenvolvimento sustentável, contrapondo a proposta socialista que, segundo disse, prevê a instalação de equipamentos desportivos no local.

Também Paulo Cunha, eurodeputado e ex-presidente da Câmara de Famalicão, apelou à mudança política em Guimarães, defendendo que a cidade "precisa de uma renovação real e de uma liderança com coragem para transformar o território".

De acordo com o comunicado enviado, a sessão contou com uma presença expressiva de populares na Cooperativa Agrícola. Para a coligação "Juntos por Guimarães", o momento marcou o arranque de uma nova etapa em Creixomil e no concelho, assente, segundo os dirigentes, na “ambição, justiça territorial e qualidade de vida” como pilares de uma alternativa política.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124