skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

António Jorge Gonçalves vence Grande Prémio da BIG 2025

Sofia Rodrigues
Cultura \ segunda-feira, outubro 27, 2025
© Direitos reservados
António Jorge Gonçalves conquistou o Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães 2025, no valor de 5 mil euros. O júri destacou a qualidade gráfica e a consistência da sua obra.

O Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães 2025 (BIG), no valor de 5 mil euros, foi atribuído a António Jorge Gonçalves. O anúncio dos vencedores decorreu no sábado, 25 de outubro, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O Prémio BIG Revelação, no valor de mil euros, foi entregue a António José Lopes, enquanto André Carrilho, Catarina Sobral, Isabel Baraona, João Vaz de Carvalho e Maria Remédio receberam o Prémio BIG Aquisição, no valor de 500 euros cada.

O Prémio Carreira BIG 2025, já anteriormente anunciado, foi atribuído à ilustradora Cristina Sampaio, com um valor de 10 mil euros, acompanhado de uma exposição retrospetiva patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) até 31 de dezembro.

No total, foram atribuídos sete prémios, num montante global de 8.500 euros, integrando o Prémio Nacional BIG 2025, dirigido a artistas que desenvolvem a sua atividade nas áreas da ilustração de imprensa, livros e cartazes culturais.

O júri da 5.ª edição da BIG, composto por Emílio Remelhe, Madalena Matoso, vencedora em 2023, e Rudolfo da Silva, destacou, sobre o trabalho vencedor, "a qualidade gráfica do trabalho apresentado, reveladora da consistência da sua obra, nomeadamente na desconstrução temática e formal, na diversidade de conteúdo narrativo, na economia de meios, na síntese da composição; o júri destaca ainda o impacto da sua produção, os recursos retóricos e a consequente coerência discursiva".

Relativamente ao prémio revelação, o júri justificou a escolha de António José Lopes "pela carga expressiva, pelo diálogo entre diferentes recursos técnicos, retóricos e qualidades narrativas; o conjunto de trabalhos motivou a curiosidade e deixou expetativas sobre o trabalho vindouro".

Os cinco Prémios BIG Aquisição visam dar continuidade ao acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, promovendo a diversidade e representatividade das linguagens visuais. "Dada a grande qualidade dos trabalhos apresentados, o júri optou por autores ainda não incluídos no referido acervo", referem os avaliadores.

O Prémio Nacional Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, que pretende dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural e na valorização da ilustração nos diversos suportes de comunicação e novas tecnologias.

Créditos: @Miguel Estima

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #125