skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Apoios desportivos da Câmara para 2023 ficam-se pelos 754.500 euros

Redação
Desporto \ quarta-feira, março 22, 2023
© Direitos reservados
Grosso da verba (68,5%) a ser discutida e votada na reunião de Câmara de quinta-feira destina-se à formação. Como não menciona obras ou novas instalações, valor é menos de metade do de 2022.

A Câmara Municipal de Guimarães vai financiar a atividade dos clubes desportivos de Guimarães em 2023 com 754.400 euros, distribuídos pela formação desportiva, pelo financiamento a projetos de equipamentos desportivos ou transportes candidatados à autarquia, pelo apoio a eventos desportivos e pelo suporte de atividades competitivas internacionais ou deslocações ao estrangeiro, lê-se na proposta que vai ser discutida e votada na reunião do executivo municipal agendada para quinta-feira.

Essa verba corresponde a menos de metade do total atribuído em 2022 (1,96 milhões de euros) e a cerca de metade do valor de 2021 (1,46 milhões), notando-se a ausência de menção a financiamento para edificação ou requalificação de instalações desportivas, rubrica que captou a maioria dos apoios municipais ao desporto no ano passado.

Sem menção a intervenções em relvados ou pavilhões, em balneários, em bancadas ou em sistemas de iluminação dos recintos de prática desportiva, mais de dois terços dos 754.500 euros destina-se à formação desportiva; a Câmara Municipal de Guimarães vai apoiar 48 das 51 candidaturas submetidas a esses apoios, distribuindo a verba consoante o número de praticantes de cada associação.

Sendo assim, o Vitória SC recolhe 120 mil euros, 23,2% dos 517.250 euros atribuídos à formação em Guimarães, seguindo-se o Moreirense, o Xico Andebol e o Guimagym, com 20 mil euros cada, bem como o CART, o Amigos de Urgeses e o Desportivo de Ronfe, com 15 mil.

 

Do Ladies Open ao centenário do CC Taipas, Câmara apoia 34 eventos

Entre as mais de três dezenas de eventos apoiados pela Câmara em 2023, sobressaem o ténis, a ginástica, a organização do campeonato de futebol popular e a comemoração de duas efemérides: a da Batalha de São Mamede, com o passeio de bicicleta Dia Um de Portugal, a 24 de junho, e o centenário do Clube Caçadores das Taipas, o segundo mais antigo emblema desportivo do concelho, que assinala 100 anos a 23 de novembro.

A organização do centenário do CC Taipas vai receber um apoio municipal de 15 mil euros, valor equivalente à realização da Guimagym Cup, do torneio internacional de hip hop e do sarau solidário do Guimagym, eventos marcados para o Multiusos de Guimarães.

O passeio de bicicleta Dia Um de Portugal, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, vai receber 20 mil euros, tal como o Guimarães Ladies Open, organizado pelo Clube de Ténis de Guimarães. A Associação de Futebol Popular de Guimarães recebe 17.500 euros para organizar o campeonato concelhio.

Já o financiamento de projetos submetidos à Câmara ascende a 63.500 euros, destacando-se a ajuda para a ARCAP, de Ponte, o GRC de Aldão e a JUNI adquirirem um veículo cada um – os apoios são de 15 mil euros a cada instituição.

O apoio a participações desportivas no estrangeiro é de 30 mil euros, destinando-se metade dessa verba à participação do Vitória na Liga dos Campeões de polo aquático no ano passado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: