
JMJ: Arciprestado conta acolher 5000 jovens e Câmara apoia com 30 mil euros
O executivo da Câmara Municipal de Guimarães vai discutir e votar um apoio financeiro de 30 mil euros ao Arciprestado de Guimarães e Vizela a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, que se realizam de 01 a 06 de agosto em Lisboa, mas com impacto no resto do país.
Dos 25 mil jovens de todo o mundo que a Arquidiocese de Braga conta acolher entre 26 de julho e 01 de agosto, cinco mil devem-se instalar nas paróquias do arciprestado liderado pelo padre Samuel Vilas Boas, circunstância que permite a esses jovens “conhecer o território do concelho de Guimarães nas suas dimensões sociais, paisagísticas, culturais e patrimoniais”, lê-se na proposta que consta da agenda.
“O Arciprestado de Guimarães e Vizela receberá e acolherá, no território do concelho de Guimarães, jovens provenientes de outros pontos do mundo, para que possam viver as Jornadas Mundiais da Juventude 2023. É do mútuo interesse das partes, a escolha de Portugal para o mencionado evento e para o desenvolvimento cultural e económico da região”, lê-se na agenda.
Esse apoio contempla ainda “o acolhimento dos símbolos das Jornadas” entre 23 e 26 de fevereiro, nos municípios de Guimarães e de Vizela. Na proposta, a Câmara prevê igualmente “um conjunto de apoios logísticos” ao Arciprestado.