skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Apoios “extraordinários” ao desporto geram discórdia na reunião de câmara

Bruno José Ferreira
Política \ segunda-feira, abril 08, 2024
© Direitos reservados
Ricardo Araújo pediu esclarecimentos relativamente à atribuição de dois apoios extraordinários a clubes que se atrasaram na candidatura. Xico será apoiado na reparação do pavilhão.

Os últimos dois pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara desta segunda-feira geraram discórdia, com os vereadores Nelson Felgueiras e Ricardo Araújo a levantarem o tom quando debatiam a atribuição de apoios extraordinários às associações desportivas, nomeadamente o apoio à formação.

Ricardo Araújo questionou o município quanto à atribuição de apoios extraordinários a clubes que procederam à candidatura “fora do prazo definido para entrega de candidaturas”, segundo consta na agenda da reunião de câmara. “Quando são apoios extraordinários têm de vir devidamente explicados para nós votar. Deve vir um conjunto de informação de suporte”, disse.

O vereador da oposição sustentou que “relativamente ao rugby digo que é suficiente para votar favoravelmente” a justificação apresentada, mas não entende os argumentos relacionados com o Cano e com a PAJEG. “O que estamos a dizer é que submeter a candidatura dentro ou fora do prazo é igual”, finalizou.

Nelson Felgueiras, vereador com o pelouro do desporto, frisou no final da reunião que os dois clubes em questão “por motivos devidamente fundamenados não tiveram possibilidade de submeter a candidatura”, pelo que o município decidiu atribuir os valores ao abrigo do regulamento, atendendo “ao que implicaria para os jovens praticantes” de cada um dos clubes a ausência destes subsídios.

“A alternativa seria não apoiar, percebemos que era isso que o PSD faria”, referiu Nelson Felgueiras. “Reforço que se trata de formação desportiva, para jovens, não são obras, é um apoio fundamental para o funcionamento da formação nestes projetos”. Também no final da reunião referiu tratar-se de uma questão “meramente formal”: “Até podia haver uma explicação para isto, mas não foi apresentada”, concluiu.

Xico terá apoio para reparar o pavilhão

Questionado pelos jornalistas quanto à questão do pavilhão do Xico Andebol, que ficou em más condições após o mau tempo da semana passada, Nelson Felgueiras adiantou que “a intenção passa por apoiar as obras”. “Estamos a par, quando vierem os apoios a outras intervenções virá também o Xico Andebol”.

Antes disso, o vereador sustentou que até há bem pouco tempo o Xico Andebol não estava em condições de receber subsídios do município referente a obras, na medida em que as instalações não estavam em nome do clube, ainda devido ao processo de passagem de Francisco de Holanda para Xico Andebol.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: