skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Após concursos desertos, obra da USF de Ronfe fica sem PRR e tem de esperar

Rodrigo Martins
Saúde \ segunda-feira, fevereiro 16, 2026
© Direitos reservados
O presidente da Câmara confirmou esta segunda-feira que a requalificação da USF de Ronfe não será executada ao abrigo do PRR, devido ao curto prazo de vigência e à falta de concorrentes.

O presidente da Câmara confirmou esta segunda-feira que a requalificação da USF de Ronfe não será executada ao abrigo do PRR, devido à falta de concorrentes e ao curto prazo de vigência dos fundos europeus.

Depois da reunião quinzenal desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, explicou, em declarações à imprensa, que as obras de requalificação do centro de saúde de Ronfe não foram adjudicadas devido à falta de concorrentes e aos prazos apertados impostos pelo Plano de Recuperação e Resiliência – o mecanismo só financia obras concluídas até 31 de agosto de 2026.

Segundo o autarca, este projeto devia ter sido lançado há mais tempo. “No caso da unidade de saúde de Ronfe, não tivemos concorrentes. Creio ser o segundo ou terceiro procedimento que ficou deserto", explicou o presidente da Câmara, sublinhando que, nesta fase, seria "impossível" lançar um novo concurso e terminar os trabalhos dentro do prazo de vigência do financiamento europeu. O autarca chegou mesmo a revelar que algumas obras adjudicadas ou já em execução foram lançadas demoradamente e que correm um “grande risco de incumprimento do prazo”

Mesmo sem o financiamento europeu, Ricardo Araújo assegurou que o centro de saúde de Ronfe pode vir a ter renovações até ao final do seu mandato, mas através do orçamento municipal: "A minha intenção, até ao final do mandato, é ver aquilo que podemos fazer no centro de saúde de Ronfe, mas já não será ao abrigo do financiamento do PRR", concluiu, garantindo que a requalificação daquela unidade continua nos planos do executivo até ao término do seu mandato.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo