skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vimágua apresenta sistema de tratamento de água por ultravioleta

Hugo Marcelo
Sociedade \ terça-feira, março 23, 2021
© Direitos reservados
Este sistema de desinfeção por radiação ultravioleta funciona de forma complementar aos equipamentos existentes e contribuirá para reforço da qualidade da água.

A Vimágua instalou, nesta segunda-feira, 22 de março, um sistema de Desinfeção por Radiação Ultravioleta na Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, representando um investimento total de cerca de 456 mil euros, que funciona de forma complementar aos equipamentos existentes e contribuiu para reforço da qualidade da água para abastecimento público. Este sistema foi apresentado nesta data de forma a assinalar o Dia Mundial da Água.

O presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva, referiu que “a dose de luz UV utilizada no tratamento de água potável não altera a constituição química da água, portanto, nenhuma característica físico-química natural da água é alterada e nenhum agente químico é introduzido na água, sendo uma tecnologia largamente utilizada na Europa”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve na apresentação deste sistema e salientou a "tecnologia de topo da Vimágua para fazer com que a água chegue a nossas casas em excecional condição”.

Com este sistema de desinfeção por UV, a Vimágua robustece o seu processo de tratamento da água. Paralelamente, foram realizados outros investimentos, que importaram o montante de cerca de 190 mil euros, na substituição da conduta de entrada de água no Reservatório R0 por outra de maior diâmetro e na instalação de nova conduta para aspiração dos grupos eletrobomba de elevação para os Reservatórios da Pégada e de Ponte, e cerca de 95 mil euros, na construção de caleiras técnicas.

Esta apresentação decorreu numa visita às instalações da Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins que contou ainda com as presenças da Vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira e do vice-presidente da Câmara de Vizela, Joaquim Meireles.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70