skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
04 novembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Araújo no CCG Open Day: "A inovação tem mais sentido quando gera bem comum"

Sofia Rodrigues
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, novembro 03, 2025
© Direitos reservados
No 32.º aniversário, o Instituto CCG/ZGDV realizou um dia aberto dedicado à inovação tecnológica. Na sua intervenção, Ricardo Araújo referiu que "a inovação tem mais sentido quando gera bem comum"

A inovação tecnológica e a transformação digital estiveram no centro do CCG Open Day 2025, que decorreu esta segunda-feira, dia 3 de novembro, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães. O evento, que assinalou o 32.º aniversário do Instituto CCG/ZGDV – Centro de Computação, num espaço de partilha de conhecimento e demonstração de soluções de vanguarda.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que participou nas sessões dedicadas às Agendas Mobilizadoras do PRR - Recuperar Portugal e à Missão Interface. Entre as personalidades presentes estiveram também Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, João Lobo Ferreira, coordenador da Missão Interface, Alexandra Vilela, presidente do COMPETE 2030, e o eurodeputado Paulo Cunha, orador principal da sessão.

Na abertura do evento, Ricardo Araújo, sublinhou a relevância do município na área da inovação tecnológica. "A tecnologia tem mais valor quando melhora a vida das pessoas; a inovação tem mais sentido quando gera bem comum. É nessa direção que, em nome do Município de Guimarães, reafirmo o nosso compromisso", sublinhou o autarca.

O presidente da Câmara de Guimarães deixou ainda um apelo à cooperação institucional: "Utilizem Guimarães como plataforma de cooperação e experimentação. Potenciemos, juntos, a relação entre instituições, promovendo a identificação conjunta de desafios e a apresentação de propostas de solução. Disponibilizaremos o território e os serviços municipais para experimentação responsável, com critérios claros de avaliação e partilha de resultados e conhecimento."

Durante o dia, realizaram-se duas mesas-redondas dedicadas às cidades inteligentes, à mobilidade sustentável e à transformação da indústria, com representantes de empresas e instituições como Efacec, Sonae Arauco, Vista Alegre, TUB, Ubiwhere, Cotec, TICE e Produtech.

Um dos momentos altos do evento foi a inauguração do Espaço de Demonstradores de Projetos do Instituto CCG/ZGDV, onde foram apresentadas soluções inovadoras em inteligência artificial generativa, robótica colaborativa e processamento de imagem médica.

Na parte da tarde, foram ainda divulgados projetos exploratórios financiados pela Missão Interface, evidenciando o compromisso do Instituto com a transferência de conhecimento e a cooperação entre ciência e indústria.

O encerramento contou com ainda com presença da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, que destacou o papel do trabalho colaborativo entre Governo, centros de investigação e empresas para a modernização do tecido económico.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #126