skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Arquivo Municipal de Guimarães assinala 90 anos

Hugo Marcelo
Cultura \ domingo, junho 27, 2021
© Direitos reservados
As comemorações dos 90 anos iniciaram-se no dia 9 de junho, precisamente no Dia Internacional dos Arquivos, e estendem-se até ao próximo dia 14 de outubro.

O decreto n.º 19:952, de 27 de junho de 1931, decretou a “criação do Arquivo Municipal de Guimarães”, uma medida “de grande utilidade” que serviu para atender “o interesse público” e satisfazer “os justíssimos desejos da benemérita Sociedade Martins Sarmento e de uma cidade tam [sic] rica de tradições e que foi a primeira capital do nosso País”. Nasceu assim, há 90 anos, o Arquivo Municipal de Guimarães. Em 1952 foi designado de Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, adotando o nome do vimaranense que o organizou em 1931 e o dirigiu até à sua morte em 1950.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1934 no antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente encontra-se instalado na Casa dos Navarros de Andrade, na Rua João Lopes de Faria. Destaca-se não só por ter sido criado por decreto – que pretendia fazer das bibliotecas e arquivos “organismos vivos de erudição e cultura” –, mas por lhe serem atribuídas funções análogas à de um arquivo distrital.

A propósito das comemorações do 90.º aniversário do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, o Jornal de Guimarães falou com Antero Ferreira, para quem “o arquivo tem sido fundamental nesse trabalho” de investigação na área de Guimarães. Para o investigador, evidencia-se “a excelente organização do arquivo e a capacidade de resposta dos seus funcionários às solicitações dos investigadores”, muitas vezes através do auxílio “na pesquisa dos documentos” necessários.

Apesar de estar perto de celebrar o centenário, o Arquivo Municipal não ficou preso ao tempo nem ao mundo físico e reafirma a sua importância estando presente no espaço digital. Essa é uma das características destacadas por Antero Ferreira: “outro aspeto que me parece muito importante é o facto de o arquivo ter um site muito bom e que está constantemente a ser atualizado com digitalizações de novos documentos”. A presença digital reveste-se de uma nova importância em tempos de pandemia, uma vez que permite “trabalhar no arquivo sem ir lá fisicamente”. No entanto, o site do AMAP não se dirige somente aos investigadores; disponibiliza recursos para a população geral, para os miúdos e graúdos.

As comemorações dos 90 anos iniciaram-se no dia 9 de junho, precisamente no Dia Internacional dos Arquivos, e estendem-se até ao próximo dia 14 de outubro, momento do lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos 2021, que vai contar com a apresentação, pelos autores, de quatro trabalhos publicados. A partir de hoje e até ao dia 30 de junho, para assinalar a efeméride, nove investigadores – de entre os quais Antero Ferreira – vão dar o seu testemunho sobre a importância desta instituição vimaranense.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: