skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 outubro 2021
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Atenção, pequenos cientistas: há dez oficinas para Curtir Ciência no Verão

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, junho 30, 2021
© Direitos reservados
A partir de dia 12 de julho há um jorro de atividades dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos. Robôs, ovos, charcas, slime, cozinha. O menu é extenso.

Julho vai trazer dez oficinas a pensar nos pequenos cientistas do concelho. "O programa de verão oferece uma dezena de oficinas científicas", informa o Centro de Ciência Viva de Guimarães. De “Mini-Chefs” às “Atividades Viscosas”, passando pelo jogo “A Viagem da Evolução” e pela vida que habita nos charcos, do dia 12 e a té ao dia 23 há um jorro de atividades dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos.

Aqui fica a lista: 

 

12 JUL | A CIÊNCIA DO JOGO

Incursão ao universo dos jogos matemáticos e às suas regras e estratégias. Inclui a oferta a cada participante de um pequeno “Cubo-Soma” produzido nas impressoras 3D do Curtir Ciência.

13 JUL | AQUI VAI OVO!

Atividade com forte componente de imaginação em torno da Física. O desafio é construir uma cápsula para preservar um ovo que será lançado do varandim do Curtir Ciência, explorando as leis de Newton.

14 JUL | A VIAGEM DA EVOLUÇÃO

Como ocorre a evolução nos seres vivos? Esta é a questão central de um divertido jogo que explora a teoria de evolução por seleção natural, proposta pelo naturalista Charles Darwin. No final os participantes recebem um jogo de tabuleiro original.

15 JUL | MINI-CHEFS

O que é a Cozinha Molecular? Que receitas podem ser feitas de forma simples? Uma oficina para Curtir Ciência e gastronomia qb, com confeção e degustação de várias receitas.

16 JUL | A VIDA NO CHARCO

Os charcos podem apresentar níveis de biodiversidade consideráveis e funcionar como “hotspots” locais, como aquele que o Curtir Ciência criou a partir de um dos tanques da Antiga Fábrica de Curtumes Âncora. Esta atividade inclui observação de anfíbios e macroinvertebrados e identificação de características essências para a sua preservação.

19 JUL | SUPER SLIME

Viscosidade é a resistência ao movimento ou fluxo. Nesta oficina a teoria surge lado a lado com a prática. Uma Corrida de Líquidos e a criação de um “slime” são algumas das atividades incluídas.

20 JUL | CIANOTIPIA

O que é a Cianotipia? Para que serve? Processo de baixo custo usado a partir do século XIX para reproduzir fotografias e cópias de projetos, a Cianotipia utiliza dois químicos: o Citrato de Ferro Amoniacal e o Ferricianeto de Potássio.

21 JUL | QUÍMICA DAS CORES

A arte vista pela Ciência. Quais são as cores primárias? Como se formam as cores secundárias? São algumas questões para desvendar nesta atividade que inclui, também, produção de tintas naturais para usar na criação de pinturas.

22 JUL | À DESCOBERTA DA CÉLULA

A célula constitui a unidade básica da vida. O seu conhecimento e análise permite uma visão mais abrangente dos processos biológicos e dinâmica da biosfera. Esta oficina incentiva uma abordagem prática, com especial ênfase na constituição e utilização de microscópio ótico.

23 JUL | CURTIR ROBÓTICA

Os robôs são cada vez mais utilizados: na indústria, na saúde e como entretenimento. Nesta oficina os participantes podem montar e experimentar robôs em Lego e visitar a sala de robótica do Curtir Ciência.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #13