skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Aumentar a prática de desporto em Guimarães: “É uma causa de todos”

Redação
Desporto \ sábado, março 18, 2023
© Direitos reservados
Município apresentou estudo sobre os hábitos desportivos. Guimarães está acima da média nacional, mas numa “causa de todos” o objetivo é fazer mais. Desporto informal em crescimento.

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Tempo Livre, apresentou esta sexta-feira um estudo sobre os hábitos desportivos em Guimarães, uma “radiografia da realidade desportiva no nosso território”, no entender de Amadeu Portilha, presidente da regi-cooperativa municipal Tempo Livre.

Este trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, com o apoio do IPDJ e coordenado pelo Mestre Dimas Pinto, Aldina Silva e Miguel Magalhães, e insere-se numa série de iniciativas para assinalar os dez anos de Cidade Europeia do Desporto 2013.

Uma das principais conclusões do estudo indica que 33% da população do concelho de pratica desporto, sendo que Nelson Felgueiras dá conta que “percebemos que a prática de atividade física informal é aquela que apresenta maior potencial de crescimento”.

Neste sentido, o vereador com o pelouro do desporto assume que “os espaços verdes enquanto locais de prática desportiva assumem neste contexto uma enorme centralidade”. Assumindo que “o aumento do número de praticantes desportivos deve ser uma causa de todos”, Nelson Felgueiras desafiou os clubes a “criar respostas diferenciadas”.

De acordo com o município, o estudo concluiu ainda que a capacidade económica dos cidadãos e o menor acesso à informação condiciona a prática desportiva, e destacou o acesso fácil às instalações desportivas do concelho, a sua qualidade e quantidade. 89% dos inquiridos considera que a oferta de instalações desportivas no concelho é satisfatória ou muito satisfatória, com 58% a não encontrar qualquer problema com a oferta de serviços desportivos existente. A maioria dos praticantes e potenciais praticantes afirmam assistir ocasionalmente a espetáculos desportivos do concelho, enquanto que a maioria dos não praticantes assiste raramente. A área de desenvolvimento desportivo mais valorizada pelos inquiridos é a do “Desporto e Turismo”.

O Eurobarómetro do Desporto Europeu publicado em 2022, indica que a prática desportiva em Portugal está nos 23%, enquanto o concelho de Guimarães apresenta uma participação desportiva de 33%. Dos 67% da população que não pratica desporto, 14% considera começar a praticar.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70