skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Autárquicas: Veja a agenda política de Guimarães para os próximos dias

Sofia Rodrigues
Política \ sexta-feira, setembro 12, 2025
© Direitos reservados
Guimarães será palco de uma agenda política intensa nos próximos dias, com partidos e coligações a apresentarem as suas candidaturas e propostas em várias freguesias do concelho.

Guimarães será marcado por intensa atividade partidária nos próximos dias, com diferentes forças políticas a apresentar candidatos, programas eleitorais e iniciativas em várias freguesias do concelho.

Partido Socialista

O PS abre a agenda eleitoral esta sexta-feira, 12 de setembro, com a apresentação da lista candidata à Junta de Freguesia de Calvos, liderada por Filipe Lopes, às 21h00, no parque de estacionamento da A.R.D. Calvos. No mesmo horário, em Selho S. Cristóvão, realiza-se a apresentação da candidatura de Sofia Fernandes no Parque de Lazer do Rio de Selho.

No sábado, 13 de setembro, Paulo Oliveira apresenta a candidatura em Oliveira, São Paio e São Sebastião, às 15h00, na Colina Sagrada (junto à estátua de D. Afonso Henriques). Ainda nesse dia, Sofia Fernandes apresenta a sua lista em Selho S. Cristóvão, às 17h00, enquanto Augusto Pereira faz o mesmo em Lordelo, às 19h00, no Parque de Lazer da freguesia.

No domingo, 14 de setembro, as apresentações multiplicam-se, com a apresentação de Paulo Faria, às 10h30, em Gandarela, na zona envolvente da Igreja, a apresentação de José Dias, às 15h00, em Brito, na Quinta das Carpas, 17h00, José Novais, em Leitões, Oleiros e Figueiredo, na sede da Junta, Luís Pereira19h00, em Barco, no exterior do Salão Paroquial, 21h00, Miguel Bessa em Sande S. Martinho, no parque de estacionamento da igreja local.

Em paralelo, Augusto Mendes apresenta o programa eleitoral no dia 13 de setembro, sábado, às 21h00 na sede de campanha do PS em Caldas das Taipas, localizada na Praça Dr. João Antunes Guimarães.

Coligação "Juntos por Guimarães"

No sábado, 13 de setembro, Francisco Machado promove a apresentação da sua candidatura na Praça Francisco Inácio, com convívio marcado para as 20h30 e prolongamento até às 21h15. Nesse dia, Celina Oliveira apresenta-se em Atães e Rendufe, às 15h00, no Passal Bar, junto à igreja. Já Ana Maria apresenta a sua lista em Leitões, Oleiros e Figueiredo, às 10h30, no Parque de Lazer de Oleiros.

No domingo, 14 de setembro, Rodrigo Oliveira apresenta a sua candidatura em Abação e Gémeos, às 15h00, na Avenida do Cemitério. Às 16h30, Eduardo Fernandes organiza a apresentação no Parque de Lazer de Souto Santa Maria, com animação de Beatriz Costa e Diogo Faria. Mais tarde, às 17h30, Diogo Costa apresenta a candidatura em Briteiros S. Salvador e Briteiros Sta. Leocádia, na Escola EB1 de Serrado, num evento que inclui porco no espeto, bebidas e animação. Às 18h00, Zeferino Leite encerra o ciclo de domingo em Calvos, no Parque de Lazer.

Iniciativa Liberal
Já o candidato a Pevidém, João Afonso Almeida, apresenta um conjunto de iniciativas e momentos de proximidade nos próximos dias, começando por uma vista às associações, na quarta-feira, dia 17 de setembro. Segue-se uma ida à feira no sábado, dia 20 de setembro. Já a visita às empresas está agendada para quarta, dia 24 de setembro. O jantar de apoio será na sexta, dia 26 de setembro, seguido do arraial liberal no sábado, dia 4 de outubro. A "caravana pela vila" marco o último evento próximo dos liberais na sexta, dia 10 de outubro.

Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda apresenta, no sábado, dia 13 de setembro, às 18h30, nos jardins da Alameda de São Dâmaso, os candidatos Joaquim Teixeira e Francisca Sousa à Câmara e à Assembleia Municipal de Guimarães.

CDU

A 17 de setembro, sexta feira, haverá comício da CDU, às 21h, com a participação de Jerónimo de Sousa, Mariana Silva, candidata à Câmara Municipal de Guimarães, e Heloísa Apolónia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124