“Caminhar em Guimarães”: Ave promove caminhada das Taipas ao Castro Sabroso
A Associação Vimaranense para a Ecologia – AVE promove no próximo dia 29 de janeiro, um domingo, uma caminhada pelo norte do concelho, inserida no âmbito das iniciativas deste género que normalmente a associação leva a cabo, o projeto “Caminhar em Guimarães”.
A primeira caminhada do ano tem como destino o Castro de Sabroso, em Sande São Lourenço, sendo que a partida será feita no recinto da feira Taipas, num percurso pela margem direita do Rio Ave até à Praia Fluvial de Briteiros Santo Estêvão.
No Castro Sabroso será feita uma visita guiada por parte do arqueólogo Gonçalo Cruz, da Sociedade Martins Sarmento. “Classificado como Monumento Nacional em 1910, o Castro de Sabroso de valor histórico e arqueológico, propicia, ainda, um excelente miradouro para contemplar a paisagem noroeste do Concelho de Guimarães e Vale do Ave”, dá conta a associação no anúncio desta iniciativa.
A saída de Guimarães será feita em Azurém, às 8h40, junto à Universidade do Minho sendo que o início da caminhada está previsto para as 9 horas na feira das Taipas. Considerada de grau de dificuldade baixo/médio, a caminhada terá a extensão de 13 kms e duração estimada de 6 horas.
O percurso é circular, inicia-se e termina nas Taipas, sendo que cada participante tem de levar farnel e água.
“Do rio para o monte, entre um misto de urbano e rural, chegaremos ao Avepark. Aqui, teremos oportunidade de conhecer um pouco desta infraestrutura, e a partir da qual, daremos início à acentuada subida ao Monte de Sabroso até ao Castro, onde faremos o piquenique”, dá conta a AVE. A caminhada é gratuita, não sendo necessária inscrição.