
Ave Social Hub une empreendedorismo e impacto social em Guimarães
O empreendedorismo e a sustentabilidade vão estar lado a lado após a inauguração do novo centro de impacto no território, o Ave Social Hub. O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, foi o pano de fundo perfeito para receber o evento durante a tarde do dia de hoje.
O programa de sessão ficou marcado pela apresentação oficial do projeto, levada a cargo por Ricardo Carvalho, gestor do mesmo, que não escondeu a felicidade em trazer para a região do Ave, um “espaço de mobilização comunitária que é um verdadeiro motor de impacto e coesão social. Pretende afirmar-se como um ecossistema de apoio a empreendedores e organizações comprometidos com a procura de soluções para os desafios da comunidade”.
O projeto assenta em três pilares-base: a capacitação para o empreendedorismo de impacto e inovação social junto de estudantes tanto de ensino profissional como de ensino superior; a incubação através da mentoria e acompanhamento com especialistas em ideias de impacto em fase inicial (eventos de networking) ; a aceleração em projetos de impacto já existentes com programas de capacitação e mentoria intensivos.
Marta Coutada, representante CIM do Ave, refere que o projeto tem um tecido associativo muito diversificado e dinâmica, com “tendência a ser conhecida pela população, mas tem ainda uma população jovem. Portanto, tem os ingredientes necessários para que dê frutos e se afirme como uma referência a nível nacional.
“O projeto é uma mais-valia para o território, não só a nível ambiental, social e económico, mas sobretudo a nível da envolvência comunitário”, salienta Paula Oliveira, representante do município de Guimarães. Além disso, os municípios, tal como acontece noutros, assume um papel de investidor social, e não esconde que um dos grandes desafios está sempre na sustentabilidade dos projetos, mas mostra-se confiante afirmando que “este Centro para o Empreendedorismo e o Impacto vai arrancar soluções para colmatar esta questão e que, muita das vezes, impede a continuidade de projetos que são um êxito nos nossos territórios.”
Recorde-se que a Sol do Ave – Associação para o desenvolvimento Integrado do Vale do Ave é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em julho de 1993, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável da NUT III Ave. Conta com um corpo de associados diversificado, desde entidades públicas e privadas, dos mais diversos setores de atividade, a associados em nome individual, o que lhe permite um grande envolvimento com o tecido institucional regional.