skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

AVS diz que o Vitória está a ser alvo de “campanha de desestabilização”

Redação
Desporto \ quarta-feira, setembro 25, 2024
© Direitos reservados
Associação de adeptos do Vitória SC reporta-se ao processo disciplinar aberto ao clube no âmbito do jogo com o FC Porto. “Processos e suspeições que visam manchar o nome do clube”

A Associação VitóriaSempre emitiu um comunicado no qual se mostra contra “estas tentativas de desestabilização” que o Vitória SC está a ser alvo, na sequência do processo disciplinar que o clube está a ser alvo após o jogo com o FC Porto.

“Estes processos são claros exemplos de uma tentativa deliberada de enfraquecer o clube”, dão conta, apontando o dedo a Cláudia Santos, membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias na Assembleia da República e, simultaneamente, presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa.

“A Associação VitóriaSempre continuará vigilante e pronta para defender o Vitória Sport Clube contra estas tentativas de desestabilização. Não vamos permitir que usem o nosso nome para agendas obscuras ou para manobras de bastidores. O Vitória é mais forte do que isto, e a nossa paixão resistirá a qualquer ataque”, concluem no comunicado assinado pela direção.

 

COMUNICADO NA ÍNTEGRA

O Vitória Sport Clube tem sido um dos alvos mais recentes de processos e ações que, para qualquer adepto atento, parecem ter um propósito claro: desestabilizar o clube e criar ruído num momento em que, em campo, temos vindo a demonstrar o nosso verdadeiro valor. Quando as tentativas de nos travar dentro das quatro linhas falham, os ataques surgem fora delas, através de processos e suspeições que visam manchar o nome do clube e das suas figuras mais emblemáticas, como o nosso capitão.

Será que é mera coincidência que este tipo de perseguições surge precisamente quando o Vitória começa a incomodar mais do que aquilo que estão habituados? Para nós, adeptos e sócios do Vitória, é difícil acreditar em tamanha coincidência. Estes processos são claros exemplos de uma tentativa deliberada de enfraquecer o clube, não conseguindo fazê-lo no campo de jogo, opta-se por minar a nossa reputação fora de campo.

E é neste contexto que surge a figura da Dra. Cláudia Santos, enquanto membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e, simultaneamente, presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Perguntamos: que moral tem alguém que acumula funções tão distintas para decidir sobre o destino de um clube como o nosso? Não estará esta dualidade de papéis repleta de potenciais conflitos de interesse? Como é que se pode esperar uma decisão justa e imparcial quando a própria posição da Dra. Cláudia Santos levanta tantas dúvidas e suspeitas?

Para além disso, que provas substanciais foram apresentadas até agora para justificar os processos que o Vitória enfrenta? Baseiam-se em meras notícias ou especulações, muitas delas sem qualquer confirmação até hoje. Onde estão os factos? Onde está a imparcialidade? O que vemos é um esforço constante para denegrir o clube, sem que se apresente nada de concreto.

Neste momento em que o Partido Socialista atravessa eleições federativas, seria interessante saber o que pensam figuras próximas da Dra. Cláudia Santos. O candidato a Presidente da Câmara de Guimarães e o candidato a presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, ambos colegas da Dra. não estavam também presentes no estádio? Não têm eles a capacidade de testemunhar o que realmente aconteceu?

Será que não têm a coragem de se posicionar e colocar algum bom senso nesta situação, defendendo a verdade, categoricamente, em vez de deixarem que o Vitória seja injustamente atacado?

O Vitória SC merece respeito. Somos um clube com história, com uma massa associativa apaixonada, e com uma cidade que vive e respira futebol. Não aceitamos ser tratados como um alvo fácil por quem procura protagonismo ou agendas ocultas. O nosso foco está e sempre estará no fair-play, e na defesa dos valores desportivos que tão bem nos caracterizam.

Chegou o momento de exigirmos que se faça justiça, mas uma justiça verdadeira, baseada em factos e não em suposições. Exigimos que aqueles que têm responsabilidades neste processo atuem com transparência e isenção, sem deixar que interesses pessoais ou políticos se sobreponham à verdade desportiva.

A Associação VitóriaSempre continuará vigilante e pronta para defender o Vitória Sport Clube contra estas tentativas de desestabilização. Não vamos permitir que usem o nosso nome para agendas obscuras ou para manobras de bastidores.

O Vitória é mais forte do que isto, e a nossa paixão resistirá a qualquer ataque.

Guimarães, 25 Setembro 2024
A Direção
Associação VitóriaSempre

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83