skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Vitória sacode maré de derrotas: vira um 2-0 e vence Benfica

Redação
Desporto \ domingo, fevereiro 12, 2023
© Direitos reservados
Embora longe dos quatro primeiros lugares, as vitorianas mostraram-se ainda capazes de competir com as melhores do campeonato feminino de voleibol com exibição categórica a partir do terceiro set.

Domingo | 12 de fevereiro

 

Voleibol Feminino (Liga LIDL): Vitória 3-2 Benfica

No último jogo que o Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense acolheu para a Série dos Primeiros da Liga LIDL, o Vitória brindou as dezenas de adeptos com uma prova inequívoca de que é capaz de ombrear com as equipas de topo do principal campeonato feminino de voleibol, mas, desta feita, sem morrer na praia. A equipa de Guimarães quebrou a série de oito derrotas consecutivas para o campeonato, ao derrotar o Benfica por 3-2, com parciais de 21-25, 23-25, 25-17, 25-18 e 15-11.

A perder por 2-0, o plantel vitoriano e a equipa técnica liderada por Hélder Andrade recusaram-se a aceitar o mesmo desfecho deste sábado – derrota pela margem máxima frente ao Porto Vólei. Na antecâmara do terceiro set, o timoneiro vitoriano operou uma alteração tática, deslocando Jéssica Miranda da Zona 4 para a posição de oposto, e os índices de eficácia em todos os aspetos do jogo dispararam, a começar pelo serviço, muito difícil para a receção encarnada.

Além de tamanha subida de rendimento, o Vitória também beneficiou de alguns erros das águias, sobretudo em remates direcionados para fora, e venceu os três sets que restaram sem qualquer margem para dúvida.

Sem quaisquer hipóteses de alcançar um dos quatro primeiros lugares, de acesso à luta pelo título nacional, o Vitória ocupa o sétimo lugar, com 16 pontos, e vai cumprir os três jogos que restam na Série dos Primeiros fora de portas: defronta o Leixões no próximo fim de semana, seguindo-se os duelos com Vilacondense e com a AJM/FC Porto, equipa que defronta já no sábado, para os quartos de final da Taça de Portugal. O duelo está marcado para as 17h00, no Porto.

 

Futebol Masculino (Campeonato de Portugal): Brito 0-0 Vilar de Perdizes

No domingo à tarde, a Arena Silvar recebeu duas equipas que se mantiveram ombro a ombro no resultado final e na classificação da Série A do Campeonato de Portugal: Brito e Vilar de Perdizes empataram 0-0 em desafio da 18.ª jornada e mantêm-se igualadas na classificação. Com um saldo positivo de quatro golos entre marcados e sofridos (27 contra 23), a equipa de Montalegre ocupa o quarto lugar e os vimaranenses o quinto – 16 marcados e 14 sofridos -, ambos com 28 pontos.

No próximo fim de semana, os comandados de André Anastácio visitam o reduto do Tirsense, terceiro classificado da prova.

 

Sábado | 11 de fevereiro

 

Polo Aquático (Divisão A1 masculina): Vitória 17-9 Sporting

Depois do triunfo sofrido na piscina do SSCMP Paredes (11-10), o Vitória regressou às Piscinas Municipais de Guimarães para defrontar o Sporting, equipa com a qual empatara em Lisboa, e assinou um triunfo confortável, por 17-9.

Os primeiros quatro minutos foram equilibrados, com os leões a adiantarem-se por duas vezes no marcador antes de a equipa da casa responder com golos de André Pereira e de Salvador Lopes e de virar o resultado com golos de Dumitru Sobetchi, de Pedro Sousa e de João Costa até à primeira pausa técnica. No segundo período, o Sporting ainda fez o 5-4 antes de a formação vitoriana restabelecer a vantagem de três golos até ao intervalo.

A vantagem da equipa de Guimarães avolumou-se nos terceiro e quarto períodos até ao resultado final e ocupa o segundo lugar do campeonato, com 25 pontos, a dois do líder Fluvial, ao cabo de 10 jornadas.

 

Voleibol Masculino (Liga Una Seguros): Sporting 3-0 Vitória

Ao contrário do duelo do fim de semana anterior com outro candidato ao título, a Fonte do Bastardo, em que perdeu no quinto set, o Vitória foi derrotado pela margem máxima na deslocação a Lisboa, para defrontar o Sporting, neste sábado.

A equipa verde e branca impôs-se aos vimaranenses com parciais de 25-22, esse muito equilibrado até ao fim, de 25-18 e de 25-21.

Oitava e última classificada da Série dos Primeiros, com oito pontos em 10 jogos, a equipa treinada por João Santos recebe, no próximo fim de semana, o Esmoriz, quinto classificado, com 17.

 

 

Voleibol Feminino (Liga LIDL): Vitória 0-3 Porto Vólei

Apesar de ter equilibrado todos os sets que se disputaram esta tarde no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, a equipa feminina de voleibol continua incapaz de virar a maré negativa de resultados para o campeonato, que a assola desde o início do ano.

O Vitória perdeu assim por 3-0 na receção ao Porto Vólei, com parciais de 22-25, 28-30 e 20-25; excluindo o triunfo sobre o Boavista, para a Taça de Portugal (3-0), foi o oitavo desaire consecutivo da equipa treinada por Hélder Andrade, que ocupa o sétimo e penúltimo lugar da Série dos Primeiros da Liga LIDL, com 14 pontos ao cabo de 10 jornadas.

No primeiro set, as vitorianas entraram mal e estiveram a perder por 12-6, antes de encetarem uma recuperação que as levou ao 20-20. Na reta final, contudo, as portuenses foram mais fortes. O segundo parcial foi aquele que o Vitória esteve mais perto de vencer: depois de andarem quase sempre lado a lado no marcador, a turma anfitriã dispôs de duas bolas de set, quando vencia por 25-24 e por 26-25, mas desperdiçou-as, acabando por ver o adversário fazer o 2-0.

As vimaranenses estiveram em vantagem no terceiro set, mas o Porto Vólei deu a cambalhota após o empate a 12 pontos e cavou uma distância de três a quatro pontos que geriu até ao final.

No domingo, o Vitória realiza o último jogo da série em casa, perante o Benfica, em duelo da 11.ª jornada marcado para as 15h00.

 

Futebol Masculino (Campeonato de Portugal): Pevidém 3–1 Pedras Salgadas

Jorginho impulsionou o Pevidém para o regresso às vitórias na Série A do Campeonato de Portugal com um bis e Rashid, na estreia a titular, praticamente selou-o, com o golo do 3-0, antes de o Pedras Salgadas fixar o 3-1 final aos 75 minutos.

Na 18.ª jornada, a equipa de André Brito regressou ao Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima sob o peso de duas derrotas consecutivas – Bragança (1-0) e Amarante (3-2) – e o melhor marcador pevidense fez questão de o sacudir logo ao minuto cinco: Jorginho aproveitou uma hesitação entre um defesa transmontano e o guarda-redes Bruno Pio para um chapéu que só parou no fundo das redes.

O Pevidém organizou-se para conter a reação adversária e beneficiou, aos 38 minutos, de uma grande penalidade cometida por Miguel Carreira sobre Rashid; na conversão, Jorginho acertou no ângulo superior esquerdo.

Na segunda parte, o Pedras Salgadas jogou mais tempo nas imediações na área vimaranense, mas a equipa da casa ampliou o resultado num dos ataques que gizou: o ex-Dumiense de 22 anos fletiu da direita para o meio e bateu o guardião adversário com um remate em arco, rasteiro, a meio da segunda parte. Os transmontanos reduziram por Hélder e tentaram encurtar a diferença até ao fim, mas sem sucesso.

O Pevidém chegou aos 27 pontos, tendo igualado o Vilar de Perdizes e os vizinhos do Brito, quarto e quinto classificados respetivamente, que se defrontam precisamente este domingo, a partir das 15h00, na Arena Silvar. Na próxima ronda, os cavaleiros de São Jorge visitam o Merelinense.

 

Futebol Masculino (Liga 3): Fafe 1-0 Vitória B

Num lance de insistência ofensiva, o lateral direito do Fafe, Zé Diogo, ganhou espaço na direita e cruzou para a pequena área, onde Vilson Caleir, completamente solto de marcação, cabeceou para o fundo das redes vitorianas. Assim se desenhou o golo que impôs mais um desaire ao Vitória B, o 14.º em 18 jornadas para a Série A da Liga 3.

O golo castigou as crescentes dificuldades vimaranenses para controlar a pressão atacante fafense, depois de 20 minutos iniciais com algum esclarecimento na circulação de bola, inclusive em terrenos próximos da grande área contrária. A equipa treinada por Álvaro Madureira caiu de rendimento ao longo do desafio e, mesmo em desvantagem, raramente ameaçou a baliza fafense: a exceção foi um cruzamento de Mutombo chegado à baliza, afastado para canto pelo guarda-redes do Fafe, João Gonçalo.

Último classificado entre as 12 equipas da série, o Vitória recebe o Varzim às 11h00 de 19 de fevereiro, domingo, na Pista de Atletismo Gémeos Castro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83