skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Balcão de Apoio à Criação projetado com participação vimaranense

Redação
Cultura \ terça-feira, junho 29, 2021
© Direitos reservados
O futuro Balcão de Apoio à Criação de Guimarães, uma iniciativa do município, está a ser projetado tendo como base a participação de diversos intervenientes, nomeadamente a Universidade do Minho.

Diversas entidades culturais vimaranenses, desde associações a criadores individuais auxiliaram no traçado desta nova valência que tem como objetivo “a criação de um serviço de acompanhamento às estruturas de criação e criadores individuais”, segundo município.

Uma das entidades envolvidas neste processo é a Universidade do Minho, mais concretamente a unidade curricular de Projeto II do Mestrado em Design de Produto e Serviços, em colaboração com as entidades referidas.

“Seguindo uma abordagem de Design centrado nas pessoas (human centered design), os alunos começaram por auscultar a comunidade artística, para perceber as suas necessidades e desejos relativamente ao que poderia ser um Balcão de Apoio à Criação, e que tipo de serviços, iniciativas ou espaços poderia albergar”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães.

O Balcão de Apoio à Criação de Guimarães será implementado em breve, uma vez que “docente responsável pela Unidade de Projeto, Rita Maldonado Branco, e o diretor do Curso de Design de Produto e Serviço, Bernardo Providência, fizeram chegar à Divisão de Cultura o relatório final destes projetos, estando agora em fase de desenvolvimento uma proposta de integração dos diferentes contributos recebidos”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: