skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 novembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Basílica de São Torcato assinala 200 anos do início da sua construção

Sofia Rodrigues
Cultura \ segunda-feira, novembro 17, 2025
© Direitos reservados
A Irmandade de S.Torcato celebra os 200 anos do início da construção da Basílica, um projeto iniciado em 1825 e marcado por gerações de devoção, arte e contributos de importantes arquitetos nacionais.

A Irmandade de São Torcato assinala este ano, os 200 anos do início da construção da atual Basílica de São Torcato. Em 1825, no local conhecido como Penedos de Maria do Monte Maio, iniciavam-se as obras daquele que seria o novo santuário dedicado ao mártir São Torcato, sob o risco do arquiteto vimaranense Luís Inácio de Barros Lima.

"Duzentos anos depois, a Basílica, ainda em permanente obra e aperfeiçoamento, continua a erguer-se como símbolo de fé, perseverança e identidade coletiva de gerações de devotos.", destaca a Irmandade de São Torcato em comunicado

"Celebrar este bicentenário é evocar um legado geracional construído pela fé, pela arte e pela devoção de um povo devoto a São Torcato, mas também renovar o compromisso de continuar esta missão. A Basílica de São Torcato é uma construção viva que se eleva pela fé e pelo sonho de quem acredita", sublinha Ricardo Freitas, juiz da Irmandade de São Torcato.

Ao longo de dois séculos, a Basílica atravessou diversas fases construtivas e artísticas, integrando contributos de Ludwig Bohnstedt e Marques da Silva, entre outros nomes maiores da arquitetura nacional. "Hoje, continua a ser lugar de oração, romaria e encontro para milhares de fiéis que, vindos de todo o país e do estrangeiro, mantêm viva a chama da devoção ao Santo do Povo. Este percurso encontrou momentos particularmente marcantes na Sagração do Santuário, em 2015, e na elevação a Basílica, em 2019", sublinha a mesma nota.

Sobre a Basílica de São Torcato

A construção do atual templo teve início em 1825, por iniciativa da Irmandade de São Torcato e generosos devotos ao Santo do Povo, que desde então assumiu, e continua a assumir, a responsabilidade integral pela edificação, manutenção e desenvolvimento deste espaço sagrado. O santuário veio substituir a antiga capela que guardava o corpo incorrupto de São Torcato, Bispo e Mártir, cuja veneração remonta à Idade Média e que, ao longo dos séculos, gerou uma profunda devoção popular em todo o território nacional. Em 1852 é trasladado o corpo de São Torcato para o então Santuário, celebrando-se assim a primeira Romaria Grande.

Erguida integralmente em granito local, a Basílica apresenta uma arquitetura imponente, marcada por influências neogóticas, clássicas e revivalistas, refletindo as várias fases de edificação que atravessaram quase dois séculos. O conjunto resulta de sucessivas intervenções de alguns dos mais relevantes arquitetos do seu tempo, traduzindo a ambição e a perseverança de uma comunidade que nunca deixou interromper este projeto de fé.

Hoje, a Basílica de São Torcato destaca-se como um dos mais expressivos monumentos religiosos do Norte de Portugal, não apenas pela sua dimensão e monumentalidade, mas também pelo valor simbólico que representa para milhares de devotos que, ano após ano, aqui acorrem em romaria ao Santo do Povo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: